Itamaraty convoca representante da embaixada dos EUA no Brasil para dar explicações

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Mistério das Relações Exteriores do Brasil convocou, nesta sexta-feira (8), o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no país, Gabriel Escobar, para dar explicações sobre as ameaças publicadas nas redes sociais contra o Supremo Tribunal Federal. A manifestação oficial foi formalizada pelo secretário interino da Europa e América do Norte do Itamaraty, o embaixador Flavio Celio Goldman, que afirmou ao representante norte-americano que as publicações configuravam clara ingerência em assuntos internos do Brasil.
Numa publicação na rede social X na última quinta (7), a embaixada norte-americana havia traduzido uma mensagem do secretário de diplomacia pública dos EUA, Darren Beattie, ameaçando os ministros do STF.
“Os aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta de Moraes. Estamos monitorando a situação de perto”, dizia a mensagem, que também acusava o ministro Alexandre de Moraes de "censura" e "perseguição" ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
O ex-presidente é réu por tentativa de golpe de Estado e está em prisão domiciliar por descumprimento de medidas preventivas.
Com informações da Agência Brasil.