Lula critica motim protagonizado pela oposição no Congresso

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta sexta-feira (8), o motim protagonizado pela oposição bolsonarista no Congresso. Os parlamentares tentaram travar os trabalhos das Casas legislativas ocupando as mesas diretoras. Lula classificou os parlamentares amotinados de "traidores da pátria".
O presidente esteve em Rio Branco, capital do Acre, para anunciar investimentos e aproveitou para pedir ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC) que não assine o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
“Você, [senador Sérgio] Petecão [PSD-AC], por favor, não assine pedido de impeachment do Alexandre Moraes, porque ele está garantido a democracia. Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado. Verdadeiros traidores da pátria”, afirmou Lula.
O motim da oposição começou após o ministro Alexandre de Moraes decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado e também está sendo investigado por obstrução do processo penal, após ações dos Estados Unidos contra o comércio brasileiro e a sanção da Casa Branca contra Moraes.
Ainda no discurso, Lula afirmou que o governo brasileiro vai garantir que os exportadores não tenham o prejuízo e defendeu a soberania do país em seus temas internos. O plano de contingência para ajudar os setores afetados pelo tarifaço deve sair até a próxima terça-feira (12).
“Empresários, companheiro das cooperativas, castanheiros, criadores e pescadores de tilápia que exportam, podem ter certeza o seguinte: o governo brasileiro não quer ser mais do que ninguém, mas não quer ser menos do que ninguém. O presidente dos Estados Unidos aprenda a respeitar a soberania desse país, aprenda a respeitar a soberania e a autonomia do Poder Judiciário brasileiro”, disse.
Informações da Agência Brasil.