Lula e primeiro-ministro Narendra Modi realizam telefonema para falar sobre tarifaço

Foto: Ricardo Stuckert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, realizaram um telefonema, nesta quinta-feira (7), para tratar sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos a ambos os países. O Brasil, cujas tarifas de 50% já estão em vigor, está buscando fortalecer a parceria comercial com o país asiático após o presidente norte-americano impor, na última quarta (6), uma tarifa adicional de 25% sobre os produtos indianos. A taxação total soma, agora, 50%, como a do Brasil.
"Brasil e Índia são, até o momento, os dois países mais afetados. Ambos reafirmaram a importância em defender o multilateralismo e a necessidade de fazer frente aos desafios da conjuntura, e explorar possibilidades de maior integração entre os dois países", informou a nota do governo brasileiro.
Lula havia adiantado na entrevista concedida à Agência Reuters que falaria com o primeiro-ministro Modi e, posteriormente, com o presidente da China, Xi Jinping, para falar sobre as tarifas. O líder brasileiro tem defendido uma resposta conjunta dos países do BRICS.
Lula e Modi defenderam a ampliação do comércio entre os dois países para mais de 20 bilhões de dólares até 2030 e debateram a ampliação também do acordo comercial entre o Mercosul e a Índia. No telefonema, também ficou combinada uma visita oficial do presidente Lula ao país do sul da Ásia no início de 2026.
Com informações da CNN Brasil.