Lula se solidariza com ministros do STF após sanções dos Estados Unidos

Foto: Ricardo Stuckert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se solidarizou com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), cujos vistos foram cancelados pelo governo dos Estados Unidos. A manifestação ocorreu no sábado (16).
"Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos”, disse Lula por meio de nota.
O presidente afirmou que as ameaças à Justiça brasileira são uma afronta ao Direito Internacional. “A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações”, declarou.
“Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito”, concluiu.
Na última sexta-feira (18), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revogou os vistos de 8 ministros STF, 7 deles sob a justificativa de que eram aliados do ministro Alexandre de Moraes. Além deles, o próprio Moraes teve o visto revogado. Foram poupados os ministros Kássio Nunes Marques, André Mendonça e Luiz Fux.
Com informações da Agência Brasil.