Amupe participa da entrega do Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) participou, nesta segunda-feira (21), da cerimônia de entrega do Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025, promovida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), no Recife. A entidade foi representada pela prefeita de Igarassu e 1ª secretária da Amupe, Professora Elcione Ramos.
A ação reconhece, pelo segundo ano consecutivo, os municípios que prestaram contas voluntariamente sobre os gastos com as festas juninas, por meio do Painel de Transparência dos Festejos, iniciativa do MPPE em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e a própria Amupe.
Durante a cerimônia, foi destacada a importância da parceria entre as instituições na promoção da boa governança. O procurador de Justiça Holdir Flávio Guerra afirmou:
“Essa é uma das parcerias do Ministério Público com a Amupe e, mais um ano, conseguimos essa colaboração, que é bastante importante para demonstrar, não apenas para a sociedade, mas para as instituições, a importância da fiscalização e de uma boa gestão do gasto responsável que deve ser feito com esse tipo de política pública.”
Também presente no evento, o presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, reforçou o valor simbólico do selo como estímulo ao fortalecimento da ética na gestão pública. A ferramenta digital do Painel está disponível ao público e reúne informações sobre as contratações artísticas, valores pagos e dados de arrecadação de 179 municípios.
Segundo o levantamento atualizado até esta segunda-feira, o Painel registra R$ 306,3 milhões em contratações públicas para 6.215 apresentações artísticas em Pernambuco – um crescimento significativo em relação ao ano anterior.
Em sua fala, Elcione Ramos destacou o compromisso dos gestores com a responsabilidade fiscal e cultural:
“Estamos sempre engajados na árdua tarefa de organizar eventos – e não qualquer evento. Trata-se de um festejo junino tradicional de Pernambuco, que, segundo todos os entusiastas, é o maior e melhor São João do mundo.”
A Amupe parabenizou o MPPE pela idealização do projeto, o TCE-PE pela colaboração técnica e todos os municípios que aderiram à iniciativa, reforçando que ações como essa fortalecem a democracia, valorizam a cultura e incentivam a gestão pública responsável.
O Painel de Transparência dos Festejos Juninos pode ser acessado em: https://portal.mppe.mp.br/web/festejos-juninos