Prefeitura do Recife apresenta ações exitosas de proteção à infância em reunião internacional no México

Secretaria de Direitos Humanos e Juventude vai compartilhar experiências do Carnaval e do São João de Direitos em reunião da Aliança Global da ONU, organizada pelo UNICEF e pelo Governo do México
Reconhecida como referência nacional em ações de proteção à infância em grandes eventos, a cidade do Recife foi indicada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para representar o Brasil na Reunião Regional dos Países Pioneiros das Américas da Aliança Global para Acabar com a Violência Contra Crianças. A experiência da capital pernambucana será apresentada nesta sexta-feira (11), na Cidade do México, durante o encontro organizado pelo Gabinete do Representante Especial do Secretário-Geral da ONU sobre Violência contra Crianças (SRSG-VAC), pelo Governo do México e pelo UNICEF. O secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho, fará a apresentação do Carnaval e do São João de Direitos às 14h, na Secretaria de Relações Exteriores do país anfitrião.
“Estamos muito felizes por acompanhar a secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Pilar Lacerda, no encontro da ONU no México. Durante o ciclo junino deste ano, nós conseguimos identificar quase 24 mil crianças por meio da campanha ‘Respeito, Proteção e Afeto’, o que demonstra o compromisso concreto do Recife com a proteção da infância nos grandes eventos públicos evitando casos de desaparecimento e outras violências”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho. “Compartilhar essa experiência em um espaço internacional é uma forma de reafirmar que políticas públicas locais também podem e devem inspirar soluções globais”, acrescentou.
Lançada em novembro de 2024, em Bogotá, a Aliança Global Pioneira para Acabar com a Violência contra Crianças reúne hoje 44 países, incluindo nove das Américas, e propõe uma abordagem baseada em seus pilares — apropriação nacional, responsabilidade entre pares e compartilhamento de conhecimento — para impulsionar o progresso rumo ao fim da violência contra crianças até 2030.
A reunião regional com os países pioneiros das Américas acontecerá na quinta (10) e na sexta (11) e buscará aprofundar os compromissos assumidos na Primeira Conferência Ministerial Global. O encontro também vai discutir formas de apoio técnico, participação nas estruturas de governança da Aliança e estratégias para ampliar o envolvimento das partes interessadas.
SDHJ - A Gerência da Criança e do Adolescente da SDHJ coordena ações que visam a prevenção e o enfrentamento das violências cometidas contra crianças e adolescentes, com uma abordagem baseada no respeito, na pluralidade e na proteção integral. Projetos como “Geração Afeto”, que realiza oficinas com gestantes; “Respeito, Proteção e Afeto”, que promove campanhas de identificação de crianças em grandes eventos públicos e ações educativas nas escolas e comunidades; e iniciativas como a “Semana de Prevenção a Acidentes com Crianças”, são exemplos do trabalho da gerência.
No mês passado, o São João de Direitos 2025 reforçou o compromisso do poder público municipal de transformar o Recife na Capital da Inclusão. Durante o ciclo junino, quase 24 mil crianças receberam pulseiras de identificação no Sítio Trindade e na Avenida Rio Branco através da campanha “Respeito, Proteção e Afeto”. A iniciativa permite que as crianças sejam localizadas rapidamente pelos responsáveis e agentes públicos em caso de desaparecimento ou qualquer outra situação de emergência.