Aeronáutica decide desativar Base Aérea do Recife, no Jordão
Base funciona desde 1941, mas atualmente realiza atividades auxiliares e de Defesa

Foto: Reprodução/TV Globo
A Base Aérea do Recife (Barf), localizada no bairro do Jordão, Zona Sul da cidade, será desativada na próxima quarta-feira (24). A decisão, tomada pela Força Aérea Brasileira (FAB), se baseia na "redução significativa nas atividades lá desenvolvidas". A Barf foi fundada em 1941 e foi usada pelos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial. Atualmente, as ações da base área são voltadas para apoio eventual a aeronaves militares em trânsito por Recife ou para a Segurança e Defesa (SEGDEF).
A decisão pela desativação, assinada pelo comandante da FAB, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, foi publicada no Boletim do Comando da Aeronáutica do dia 15 de julho. No documento também está especificado que as atividades da base passam a ser distribuídas para outros locais.
O Grupo de Segurança e Defesa de Recife (GSD-RF) e a Assistência Religiosa passarão à subordinação do Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar), em Boa Viagem, na Zona Sul. Já a Banda de Musica passará à subordinação do Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF), também em Boa Viagem. E os demais setores da Base Aérea do Recife desativada passarão a fazer parte da estrutura organizacional Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - Cindacta III, no Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes.
Com apuração da repórter Taynã Olimpia.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Seplag divulga estudos sobre as 12 regiões de Desenvolvimento de Pernambuco; entenda
Dados permitem uma análise detalhada da realidade de cada região
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Funcionário de obra é flagrado se masturbando em direção a moradora no Recife
Vítima registrou boletim de ocorrência por importunação sexual e diz se...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Bebê recém-nascido é encontrado com vida dentro de lixeira em Jaboatão dos Guararapes
Menino estava enrolado em saco plástico, com formigas pelo corpo e ainda com...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 76 milhões nesta quinta-feira
O bilhete simples custa R$ 6
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Caminhão invade casa no bairro da Tabajara, em Olinda; não houve feridos
O muro e toda a fachada do imóvel ficaram completamente destruídos
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Apartamentos são saqueados após desocupação de edifício em Olinda, no Grande Recife
Prédio com risco de desabamento foi evacuado pela Defesa Civil em Rio Doce