Antecipação do dinheiro do seguro defeso, anunciado pelo governo federal, só contempla 400 de 10 mil pescadores que vivem da venda de frutos do mar

A Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Assembleia Legislativa de Pernambuco solicitou ao Governo do Estado, durante audiência pública realizada na última semana, três encaminhamentos relacionados aos vazamentos de óleo no litoral pernambucano. Em entrevista concedida ao programa CBN Recife nesta segunda-feira (04), o deputado estadual pelo PSC e presidente da Comissão de Meio Ambiente e sustentabilidade da Alepe, Wanderson Florêncio, pontuou quais foram as três medidas solicitadas. “Um programa de acolhimento para os pescadores marisqueiros, a divulgação de como se encontra o estado das praias, se estão sim ou não contaminadas, eu acho que a transparência traz credibilidade, inclusive, para o turista e, por fim, o acompanhamento das pessoas que tiveram contato com esse óleo que nós sabemos que é muito prejudicial à saúde”, destaca Florêncio.
O deputado ainda citou o anúncio, feito pelo governo federal, da antecipação do dinheiro do seguro defeso, auxílio que só irá contemplar cerca de 400 pescadores, diante dos mais de 10 mil pescadores que vivem da venda de frutos do mar. “O que nós queremos é que o governo lance um projeto específico para dar proteção a essas pessoas enquanto nós não temos uma avaliação definitiva da qualidade e dos riscos das praias, onde estão esses frutos do mar. Então, inclusive nós colocamos, ainda que a obrigação seja do governo federal, mas o governo do estado tem protagonismo nesse sentido, porque as pessoas são pernambucanas”, afirma Wanderson.
Confira a entrevista completa com Wanderson Florêncio no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...