Carnaval 2025: governo e cidades do interior discutem ações de segurança durante reunião
Representantes municipais das cidades de Paudalho, Nazaré da Mata, Bezerros, Triunfo e Pesqueira estiveram presentes
Foto: Divulgação/ SDS
Com a proximidade da Festa de Momo, a Secretaria de Defesa Social (SDS) vem planejando junto às prefeituras, a Operação Carnaval 2025, com o intuito de discutir e elaborar estratégias e ações de segurança durante a festividade.
Nesta quarta-feira (29), a Secretaria esteve com as prefeituras da Zona da Mata, Agreste e Sertão que anualmente realizam festas tradicionais em seus municípios.
Sob a coordenação da secretária-executiva, Dominique de Castro Oliveira, representantes municipais das cidades de Paudalho, Nazaré da Mata, Bezerros, Triunfo e Pesqueira estiveram presentes no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) para discutir a operação.
De acordo com o estado, a reunião foi para definir o planejamento tático e operacional dos eventos em cada cidade, de forma integrada, visando repetir o sucesso da operação do ano passado.
Na reunião, representantes das prefeituras mostraram apresentações sobre seus eventos com programações, locais, dias e também horários para melhor organização das operações.
Em seguida, as Operativas da SDS explanaram o planejamento previsto para os municípios.
De acordo com a secretária-executiva da SDS, Dominique de Castro, essa parceria é algo fundamental para que as festas sejam “alegres e tranquilas” dentro do planejado, para que todos os cidadãos possam participar e curtir.
“Neste ano, estamos dialogando com mais municípios e ampliando as parcerias para uma atuação cada vez mais efetiva, pois ao conseguirmos um maior engajamento dos entes municipais, estaremos unindo esforços conjuntos e assegurando um Carnaval ainda mais seguro, alegre e democrático. Nos lançamos num desafio maior, mas temos a certeza de que os frutos que vamos colher serão proporcionais e farão toda a diferença”, disse.
Também estiveram presentes, os integrantes das Operativas das Forças de Segurança pernambucanas.
Papangus de Bezerros - A cidade vai promover oito dias de folia. São esperadas mais de 300 mil pessoas para curtirem um número superior a 100 atrações artísticas e culturais em 6 polos de animação
Carnaval Multicultural do Paudalho - As principais ruas do município são tomadas por milhares de foliões, que podem curtir blocos carnavalescos, blocos líricos, escolas de samba, maracatus, caboclinhos e outras diversas manifestações culturais.
Maracatus de Nazaré da Mata - A festa é marcada por desfiles, apresentações musicais e manifestações típicas da região, como os caboclos de lança.
Carnaval dos Caretas de Triunfo - Considerado o pólo oficial da folia no Sertão pernambucano, o Carnaval de Triunfo conta com vários grupos folclóricos, maracatus e mais de 30 blocos que vão desfilar pelas ladeiras e por entre os sobrados centenários do município.
Caiporas de Pesqueira - Pesqueira tem um Carnaval diversificado, as pessoas poderão apreciar atrações como caiporas, cambidas, frevo, afoxés e trios elétricos.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Plataforma de monitoramento do rodízio de água é lançada em Pernambuco
O programa disponibiliza um diagnóstico do abastecimento de água
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Pernambuco abre licitação para construção de mais oito CEUs da Cultura
O estado contará com 12 equipamentos voltados à inclusão social a partir...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Penambuco lança editais de R$ 22 mi para ciência, inovação e desenvolvimento regional
As iniciativas fazem parte do Programa Inova PE, que prevê um investimento...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Copergás apresenta micro-ônibus sustentável como alternativa para o transporte público nos municípios
A iniciativa é fruto de uma parceria com a montadora Volare
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Roubo à estação da Compesa em Vicência deixa 100 mil pessoas sem água
Cinco cidades e quatro distritos só devem ter o abastecimento normalizado no...
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
TCE aponta irregularidades em contrato de limpeza urbana de Gravatá, no Agreste
Relatório apontou um superfaturamento de mais de R$ 1 milhão