Em janeiro, Compesa retira mais de 120 ligações clandestinas de adutoras
Fiscalizações acontecem diante de crise hídrica por falta de chuvas em Pernambuco

Foto: Divulgação/Compesa
Pernambuco enfrenta um cenário de escassez hídrica, por falta de chuvas, que deve se estender até março de 2025. Porém, os problemas no abastecimento d’água também estão relacionados à ação humana. Só em janeiro, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) retirou mais de 120 ligações clandestinas em cidades do Sertão, do Agreste e da Zona da Mata.
Durante as operações da estatal, em parceria com as polícias Civil e Militar de Pernambuco, foi identificado que os desvios na Adutora de Jataúba, na Adutora Luiz Gonzaga, em Exu, e na Adutora de Água Bruta, responsável por abastecer Feira Nova e Glória do Goitá, eram feitos principalmente para residências, estabelecimentos e propriedades rurais. Somadas, as quatro cidades superam 102 mil habitantes.
Na Mata Norte, duas pessoas foram presas em flagrante enquanto mudavam o curso das adutoras. De acordo com o diretor da Regional do Sertão da Compesa, Guilherme Freire, que esteve na operação em Exu, outras fiscalizações serão realizadas
“Essas ações de combate a ligações clandestinas irão continuar. A nossa meta é ampliar a distribuição de água e atender melhor, a partir dessas iniciativas, todos os moradores, inclusive os que vivem nas partes altas e distantes do ponto de distribuição”
O furto de água agrava o calendário rigoroso montado pelo Governo de Pernambuco para conseguir dar conta dos baixos acumulados nas barragens do estado. Um exemplo é o reservatório de Jucazinho, em Surubim, no Agreste, que está com apenas 5,8% de seu volume - ou seja, em colapso.
Um decreto foi assinado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), com validade de 180 dias, declarando situação de emergência em 117 dos 184 municípios pernambucanos. A Polícia Civil conduz as investigações para encontrar os responsáveis pelas ligações clandestinas, que poderão ser enquadrados nos crimes de furto e dano ao patrimônio público.
A Compesa pede à população que denuncie práticas ilícitas, como ligações clandestinas, pelos canais de atendimento da companhia como o telefone 0800 081 0195. O anonimato é garantido.
Reportagem - Lucas Arruda
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Cinco barragens de Pernambuco estão em situação de risco com menos de 15% da capacidade
As barragens estão localizadas no Agreste e Mata Sul de Pernambuco
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Aneel aprova aumento de 3% nas tarifas de energia elétrica em Pernambuco
Nova medida já passa a valer a partir do dia da aprovação
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Comércio do Recife terá funcionamento facultativo no feriado de 1º de Maio
Shoppings da Região Metropolitana operam em horário especial; lojistas...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Pernambuco anuncia investimento de R$ 110,9 milhões em obras de abastecimento de água
No total, 17 projetos de ordens de serviço e aberturas de licitações foram...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Caso Beatriz: recurso da defesa do réu Marcelo da Silva é negado pelo STJ
Com a negativa da Corte superior, o réu confesso vai a júri popular
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Governo de Pernambuco reabre confirmações para o Programa Mães de Pernambuco
Benefício de R$ 300 mensais é destinado a 100 mil mães em situação de...