Em Pernambuco, 96% dos transportes escolares apresentam más condições de funcionamento, segundo o TCE
Uma fiscalização realizada desde o dia 2 de maio, analisou a qualidade do transporte escolar oferecido pelos municípios

Foto: TCE-PE
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) realizou um levantamento que aponta que 64% dos municípios pernambucanos se encontram no índice considerado grave em relação às condições da frota dos ônibus escolares fornecidos aos alunos das redes públicas municipal e estadual. De acordo com o apurado, dos mais de 3 mil veículos vistoriados, 96% não possuem condições mínimas de funcionamento. A operação que visa fiscalizar a qualidade do serviço de transporte escolar oferecido aos estudantes iniciou em 2 de maio e finaliza nesta quinta-feira (11).
Cerca de 90 equipes de auditoria do TCE se deslocaram para os quatro cantos de Pernambuco para participar da II Fiscalização Ordenada Transporte Escolar. Nas visitas, diversas irregularidades foram encontradas, como explica o coordenador da fiscalização e analista de controle externo do TCE, Elmar Pessoa.
Foram inspecionados 3.775 veículos dos 184 municípios de Pernambuco. Nos dados divulgados, 37% dos condutores não possuem curso para condução de ônibus escolares, 19% dos condutores tem irregularidades na habilitação, 39% dos veículos apresentam problemas no cinto de segurança, 66% dos veículos possuem irregularidades no tacógrafo e 18% estão com o pneu careca. Elmar Pessoa, coordenador da fiscalização e analista de controle externo do TCE destaca as principais causas do sucateamento
O coordenador da fiscalização e analista de controle externo do TCE ainda pontua os próximos passos do Tribunal.
Em paralelo à fiscalização do transporte público, o TCE-PE também iniciou uma auditoria no Detran-PE, para buscar esclarecimentos sobre até que ponto os serviços estaduais de trânsito vem interferindo na fiscalização dos veículos que realizam o transporte escolar dos alunos da rede pública de ensino.
Ouça a notícia com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Cinco barragens de Pernambuco estão em situação de risco com menos de 15% da capacidade
As barragens estão localizadas no Agreste e Mata Sul de Pernambuco
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Aneel aprova aumento de 3% nas tarifas de energia elétrica em Pernambuco
Nova medida já passa a valer a partir do dia da aprovação
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Comércio do Recife terá funcionamento facultativo no feriado de 1º de Maio
Shoppings da Região Metropolitana operam em horário especial; lojistas...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Pernambuco anuncia investimento de R$ 110,9 milhões em obras de abastecimento de água
No total, 17 projetos de ordens de serviço e aberturas de licitações foram...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Caso Beatriz: recurso da defesa do réu Marcelo da Silva é negado pelo STJ
Com a negativa da Corte superior, o réu confesso vai a júri popular
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Governo de Pernambuco reabre confirmações para o Programa Mães de Pernambuco
Benefício de R$ 300 mensais é destinado a 100 mil mães em situação de...