Estudante do SESI Vasco da Gama é aprovada em 11 universidades norte-americanas
À CBN Recife, Karoline contou que sempre teve o desejo de estudar fora do país

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Uma estudante de 18 anos do SESI Vasco da Gama, moradora do bairro de Pau Amarelo, em Paulista, recebeu uma bolsa integral para estudar Justiça Criminal na Salem State University, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Karoline Victoria se inscreveu para o curso em 12 universidades norte-americanas e recebeu 11 aprovações.
À CBN Recife, Karoline contou que sempre teve o desejo de estudar fora do país. Todo o processo para aplicação nas universidades começou no último mês de janeiro, pela plataforma Common App, que conecta o perfil do estudante ao da instituição de ensino que melhor corresponde às aptidões. Mas desde então, ela já havia passado por várias fases de descoberta.
“Quando era pequena eu queria ser médica, mas sempre gostei muito de assistir a documentários, de ler sobre leis, ler filosofia, sempre fui muito leitora. Então, eu comecei a perceber que talvez a minha área não fosse a medicina. Aí eu fui pesquisando e fui para a área de Justiça Criminal, porque vi que é um curso que abrange toda a área jurídica. Eu vou ter várias matérias sobre leis, perícia, investigação. E quando eu me formar, vou poder escolher a área que mais gostei e poder fazer uma especialização”.
Além da Salem State University, Karoline também passou para instituições como a Temple University, na Pensilvânia, e a Michigan University. De acordo com a estudante, ela não esperava que seria aprovada nas 11 das 12 universidades onde se candidatou, e agora, às vésperas de iniciar o curso nos Estados Unidos, conta como está a expectativa para a nova fase.
“Eu estou muito ansiosa porque vai ser uma nova experiência. Vou conhecer novas pessoas e é um lugar totalmente novo para mim. Lá ficarei em um dormitório, dividindo o quarto com uma colega americana. Nós já nos falamos pelo Instagram”, relata.
SESI Vasco da Gama
Karoline Victoria também acredita que a instituição onde estudou ao longo do Ensino Médio, o SESI Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife, foi fundamental para o resultado alcançado, desde o desenvolvimento enquanto aluna até o processo de candidatura nas universidades.
“Desde o primeiro ano de Ensino Médio tive acesso a vários programas de projeto de vida, onde eu aprendi muita coisa sobre mercado de trabalho. Aprendi a fazer o meu primeiro currículo lá, e até hoje uso esse modelo. Eu sempre fui uma aluna muito tímida, mas no SESI eu aprendi a desenvolver mais a minha fala, a não ter tanto receio de me apresentar. E quando foi no terceiro ano, que eu já estava aplicando para as faculdades, precisei de cartas de recomendação, que foram feitas pelas gestoras e professoras. Foi importante para mim ver o esforço delas, porque era algo novo que elas também não conheciam”, apontou.
Karoline Victoria é mais um exemplo de que não há fronteiras nem oceanos que limitem o sonho de quem sonha grande. E para isso, todo esforço ao longo do processo é fundamental.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/08/2025
IFPE abre concurso com 100 vagas para professores e salário de até R$ 13 mil
Seleção terá três etapas e será a primeira a adotar as novas regras de...
- Por REDAÇÃO
- 04/08/2025
Estudante do SESI Vasco da Gama é aprovada em 11 universidades norte-americanas
À CBN Recife, Karoline contou que sempre teve o desejo de estudar fora do...
- Por REDAÇÃO
- 04/08/2025
UPE regulamenta atividades acadêmicas em dias de chuva intensa e situações emergenciais
Normativa define procedimentos para manter atividades acadêmicas e garantir...
- Por REDAÇÃO
- 04/08/2025
Estudantes da Rede Municipal do Recife participam de torneio de robótica na China
Os alunos serão os únicos do Brasil que são da rede municipal de de ensino...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Governo de Pernambuco abre licitação para construção de escola indígena em Águas Belas, no Agreste
A nova unidade de ensino atenderá a cerca de 400 estudantes