Governo de Pernambuco assina acordo interfederativo de operação sustentável das águas do Rio São Francisco
A assinatura aconteceu durante a cerimônia de inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de João Pessoa, na Paraíba

Foto: Miva Filho/ Secom
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assinou nesta sexta-feira (4) um acordo interfederativo com os governadores da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará para dar continuidade às obras da Transposição do Rio São Francisco. A ocasião também contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa.
A assinatura aconteceu durante a cerimônia de inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de João Pessoa, na Paraíba.
No evento, o ministro ressaltou a importância da parceria do governo federal com a sustentabilidade e governança do projeto, que garante a segurança hídrica de cerca de 12 milhões de pessoas em quase 400 municípios em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, estados que são castigados pela seca.
“Com esse documento, o governo federal firma o compromisso integral de realizar a manutenção da obra principal da Transposição, em todos os seus eixos, e cada estado também se compromete a cuidar de toda a parte de infraestrutura relativa a cada estado, com as obras complementares de acesso já existentes (...) Ninguém vai ficar sem água por causa de uma manutenção que precisa ser feita ou porque uma verba não foi destinada para uma obra específica. ”
O acordo entre os governos estaduais e o Governo Federal também prevê a viabilização de recursos para as obras do Ramal Piancó, na Paraíba, o fomento às ações do setor produtivo nas áreas beneficiadas pela Transposição e o fornecimento adequado dos serviços de operação, manutenção e fornecimento de água bruta do PISF nos estados que fazem parte do projeto.
Confira as informações com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
Vice-presidente da Hapvida, Cândido Pinheiro Júnior é homenageado na Alepe
A cerimônia presidida pelo deputado estadual Waldemar Borges, foi proposta...
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
Estado abre 6.715 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional; confira
Inscrições seguem até o dia 30 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
Ônibus de turismo capota na PE-09, em Ipojuca, ao tentar desviar de cavalo na pista
Ao menos quatro passageiros ficaram feridos
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Delegado que atirou em ambulante em Fernando de Noronha pede retorno do cargo
Ele está afastado do cargo há pouco mais de um mês
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Voo Recife-Madri é realizado sem transtornos, após duas tentativas e troca de aeronave
A previsão é de que o avião chegue em Madri às 7h30 deste sábado