Especialista em direito ambiental ressalta a importância do tratamento e da destinação ambientalmente adequada dos resíduos, desde os grandes geradores aos consumidores

Foto: Reprodução/G1
Houve um aumento considerável na geração de lixo reciclável durante o período de quarentena, já que a maioria das pessoas passou mais tempo em casa. Muitas delas aproveitaram o momento de isolamento social para realizar faxinas e arrumações e, consequentemente, descartaram diversos objetos e materiais.
Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o advogado, especialista em direito ambiental, Álvaro Pereira, ressaltou a necessidade de cuidar da maneira como o descarte dos lixos é realizada, principalmente em tempos de corona, que exigem regras e reciclagem diferenciadas. “O vírus possui alta transmissibilidade e uma das formas desse contágio é através do contato, exatamente o compartilhamento de insumos que se tornarão resíduos de qualquer natureza”, aponta Álvaro.
Ainda de acordo com o especialista, para a prevenção de viroses análogas aos resíduos, é necessário fazer a gestão correta diante desse cenário, da forma de tratar e destinar adequadamente os lixos que são gerados. “A política nacional de resíduos sólidos nos traz uma responsabilidade compartilhada, desde os grandes geradores aos consumidores, para dar o tratamento e a destinação final ambientalmente adequada. A gente tem que entender que os resíduos estão em nosso dia, em qualquer tipo de atividade, nós estamos consumindo insumos”, ressalta o advogado.
Confira outras informações na entrevista completa com Álvaro Pereira, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...