Coordenador das ações no Polo Gesseiro afirma que a produção do gesso de Pernambuco é a maior da América Latina, mas representa apenas 0,5% do PIB estadual

O Ministério Público do Trabalho (MPT) esteve reunido com secretários do Governo de Pernambuco, em parceria com a Organização Internacional de Trabalho e o Pacto Global das Nações Unidas para propor adesão a plano de ação interinstitucional para melhorias das condições de trabalho no polo gesseiro do estado. Diversos representantes desses órgãos estavam presentes em busca de uma intervenção, que melhore a cadeia produtiva do gesso, que se localiza em toda região de araripina.
De acordo com o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) e coordenador das ações no Polo Gesseiro, Rogério Sitônio, a produção do gesso do estado de pernambuco é a maior da américa latina, mas representa apenas 0,5% do PIB estadual. Ele afirmou, durante o programa CBN Recife, que isso acontece devido às informalidades do setor e das empresas que atuam na cadeia produtiva do gesso. “Isso leva a uma série de violações a direitos, tanto a direitos dos trabalhadores, como também há uma série de irregularidades ambientais e no adoecimento da população”, explica o coordenador.
Confira a entrevista completa com Rogério Sitônio a respeito da cadeia produtiva do gesso.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Cinco barragens de Pernambuco estão em situação de risco com menos de 15% da capacidade
As barragens estão localizadas no Agreste e Mata Sul de Pernambuco
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Aneel aprova aumento de 3% nas tarifas de energia elétrica em Pernambuco
Nova medida já passa a valer a partir do dia da aprovação
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Comércio do Recife terá funcionamento facultativo no feriado de 1º de Maio
Shoppings da Região Metropolitana operam em horário especial; lojistas...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Pernambuco anuncia investimento de R$ 110,9 milhões em obras de abastecimento de água
No total, 17 projetos de ordens de serviço e aberturas de licitações foram...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Caso Beatriz: recurso da defesa do réu Marcelo da Silva é negado pelo STJ
Com a negativa da Corte superior, o réu confesso vai a júri popular
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Governo de Pernambuco reabre confirmações para o Programa Mães de Pernambuco
Benefício de R$ 300 mensais é destinado a 100 mil mães em situação de...