A iniciativa faz parte do programa Carbono Zero do arquipélago que busca zerar emissões de gás carbônico na ilha até 2030

Foto: Comunicação Noronha
A Escola Arquipélago, em Fernando de Noronha, será o primeiro equipamento público da ilha com energia 100% sustentável. Isso será possível após a construção, no local, de uma quadra poliesportiva com 170 painéis de placas fotovoltaicas no telhado, suficientes para abastecer toda a escola com energia limpa.
O centro esportivo terá sala de artes marciais, com judô, caratê, jiu-jitsu, além de escritório para escolinha e associação de surf. A previsão de construção da quadra é de seis meses.
Para o administrador da ilha, Guilherme Rocha, levar energia sustentável para a escola faz parte do programa Noronha Carbono Zero, que pretende zerar a emissão de gás carbônico no arquipélago até 2030. “A gente começa a avançar na área de energia sustentável com placas solares, tornando a Escola Arquipélago o primeiro equipamento público da ilha que terá 100% de energia sustentável, numa parceria com a Casa Noronha e Elétron Energy. O programa Carbono Zero está presente em outros setores, como o de resíduos sólidos e o da mobilidade urbana, com os carros elétricos. Isso serve para mostrar que esse é um projeto para toda a ilha, que vai beneficiar a comunidade e o futuro de Fernando de Noronha”, destacou o administrador.
Guilherme ressaltou ainda que a Administração vai trabalhar para colocar placas solares em outros equipamentos públicos e na ilha como um todo, com mais locais para abastecimento dos carros elétricos e nas residências, por exemplo. “Isso tudo está sendo planejado a longo prazo, para ser algo bem feito”, disse.
Com informações da assessoria de imprensa.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Plataforma de monitoramento do rodízio de água é lançada em Pernambuco
O programa disponibiliza um diagnóstico do abastecimento de água
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Pernambuco abre licitação para construção de mais oito CEUs da Cultura
O estado contará com 12 equipamentos voltados à inclusão social a partir...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Penambuco lança editais de R$ 22 mi para ciência, inovação e desenvolvimento regional
As iniciativas fazem parte do Programa Inova PE, que prevê um investimento...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Copergás apresenta micro-ônibus sustentável como alternativa para o transporte público nos municípios
A iniciativa é fruto de uma parceria com a montadora Volare
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Roubo à estação da Compesa em Vicência deixa 100 mil pessoas sem água
Cinco cidades e quatro distritos só devem ter o abastecimento normalizado no...
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
TCE aponta irregularidades em contrato de limpeza urbana de Gravatá, no Agreste
Relatório apontou um superfaturamento de mais de R$ 1 milhão