Os ninhos estão sendo monitorados por especialistas que acompanham o processo de eclosão em várias praias na faixa litorânea da cidade

Foto: Prefeitura do Paulista
Nos próximos dias 10 novos ninhos, de diferentes espécies de tartarugas marinhas, vão eclodir em praias da cidade do Paulista, no Grande Recife. Segundo a gestão municipal, um total de 20 ninhos distintos estão identificados na faixa litorânea.
A praia de Enseadinha abriga a maior parte dos ninhos, totalizando 15 identificados e três não identificados até o momento (todos são supervisionados).
Entre outras praias observadas estão: Conceição e Maria Farinha. O projeto é realizado pelos servidores e pesquisadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, contando com o apoio do voluntário e ambientalista Adriano Artoni.
Dos nove ninhos eclodidos, na última semana, seis foram de tartaruga-de-pente, dois de tartaruga-verde e um de tartaruga-oliva. A tartaruga-de-pente é a que mais desova em Paulista.
Através do Projeto de Monitoramento e Conservação de Tartarugas Marinhas em Paulista, autorizado pelo SISBIO ICMBIO Centro Tamar, pesquisadores vêm monitorando e protegendo os ninhos encontrados pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente do Município, sem modificar o habitat natural dos bichos.
A SEMA orienta que caso algum morador ou banhista encontre um ninho de tartaruga no litoral, é importante não mexer e entrar em contato com o órgão. O número para contato é o (81) 9 9836-9947. A comunicação também pode ser feita por meio do perfil @paulista.tartarugasmarinhas no Instagram.
Escute as informações na reportagem de Fernando Alvarenga clicando no 'play' junto ao título.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...