Operação do Ministério da Justiça contra a pirataria digital é deflagrada em Pernambuco e outros oito estados do país
De acordo com a polícia, a investigação foi iniciada em maio deste ano, com objetivo de desativar serviços de internet voltados à prática do crime de Violação de Direito Autoral

Foto: Reprodução/G1
Fornecedores de sinal ilegal de TV a cabo e outras mídias estiveram na mira do Ministério da Justiça, que deflagrou nesta quinta-feira a terceira fase da Operação 404, realizada em nove estados brasileiros.
Em Pernambuco, a polícia civil realizou o bloqueio de 207 websites, 74 aplicativos de web rádio, 20 aplicativos de música e derrubou 25 servidores de IPTV, sistema que transmite canais da TV fechada, filmes e séries através de aplicativos específicos. As medidas judiciais foram autorizadas pela 15ª Vara Criminal do Recife.
De acordo com a polícia, a investigação foi iniciada em maio deste ano, com objetivo de desativar serviços de internet voltados à prática do crime de Violação de Direito Autoral. Nesta etapa ninguém foi preso, foram cumpridos apenas mandados de busca e apreensão.
De acordo com o Ministério da Justiça, os criminosos capturavam o sinal dos canais fechados e cobravam para repassá-los para assinantes, que pagavam por um serviço pirata.
A operação contou com a colaboração da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e das embaixadas dos EUA e do Reino Unido no Brasil.
A pena prevista para o crime de violação de direitos autorais varia de dois a quatro anos de reclusão, além de multa para quem distribui o sinal visando obter lucro. Quem consome o conteúdo também pode ser punido com detenção que varia de três meses a um ano, ou multa em dinheiro.
O nome da força-tarefa, 404, faz referência ao código de resposta na web para dizer que a página não foi encontrada ou está indisponível. Em todo o Brasil foram cumpridos 66 mandados de busca e apreensão.
Confira mais informações na reportagem de Samuel Santos, clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/06/2025
Ônibus de turismo capota na PE-09, em Ipojuca, ao tentar desviar de cavalo na pista
Ao menos quatro passageiros ficaram feridos
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Delegado que atirou em ambulante em Fernando de Noronha pede retorno do cargo
Ele está afastado do cargo há pouco mais de um mês
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Voo Recife-Madri é realizado sem transtornos, após duas tentativas e troca de aeronave
A previsão é de que o avião chegue em Madri às 7h30 deste sábado
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Prisão do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto é revogada pelo STF
Segundo a decisão, as diligências realizadas pela Polícia Federal, que...
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Operação São João 2025; SDS divulga esquema de segurança com foco na tecnologia
Sistema de reconhecimento facial e armas não letais serão adotados