Operação São João 2025; SDS divulga esquema de segurança com foco na tecnologia
Sistema de reconhecimento facial e armas não letais serão adotados

Foto: Divulgação/SDS-PE
A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou o esquema de segurança para o São João 2025 em Pernambuco. O Estado contará com recursos tecnológicos avançados para reforçar a segurança nos principais polos de festa. Entre as medidas adotadas estão o uso de reconhecimento facial, armamentos de menor potencial ofensivo e laboratórios de segurança pública com alta tecnologia. A Operação São João 2025, iniciada em 29 de maio, já está em curso nos 18 maiores polos juninos do estado, como Caruaru, Recife, Petrolina, Surubim e Arcoverde.
O destaque da operação é o sistema de reconhecimento facial, que permite a identificação imediata de pessoas com mandados de prisão em aberto. As câmeras inteligentes foram instaladas em pontos estratégicos das cidades e são conectadas ao banco de dados da SDS, possibilitando ações rápidas e direcionadas das equipes de segurança. Após bons resultados no Carnaval, essa tecnologia se consolida como peça-chave na gestão de grandes públicos.
Além da vigilância por câmeras, a Polícia Militar emprega armamentos não letais para controle de distúrbios e situações de risco. Equipamentos como tasers e balas de borracha foram distribuídos a unidades especializadas, como o Batalhão de Choque (CHOQUE), BEPI, CIATUR e BIESP.
Toda a operação é monitorada em tempo real pelos Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs), localizados no Recife, Caruaru e Petrolina. O apoio aéreo é feito com drones, plataformas elevadas de observação e helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Também foram disponibilizadas delegacias móveis e serviços especializados de atendimento a vítimas de violência.
Com mais de 46 mil ações operacionais previstas até o fim de junho, a Secretaria de Defesa Social destaca que as iniciativas visam assegurar a tranquilidade e a proteção do público durante os festejos juninos em todo o estado.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Delegado que atirou em ambulante em Fernando de Noronha pede retorno do cargo
Ele está afastado do cargo há pouco mais de um mês
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Voo Recife-Madri é realizado sem transtornos, após duas tentativas e troca de aeronave
A previsão é de que o avião chegue em Madri às 7h30 deste sábado
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Prisão do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto é revogada pelo STF
Segundo a decisão, as diligências realizadas pela Polícia Federal, que...
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Operação São João 2025; SDS divulga esquema de segurança com foco na tecnologia
Sistema de reconhecimento facial e armas não letais serão adotados
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
TJPE condena mulher a pagar R$ 10 mil por chamar zelador de prédio de “macaco”
Uma ofensa racista contra o homem negro também foi registrada no livro de...