Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

Operação Shamar mobiliza 50 mil agentes no combate à violência contra a mulher


Por: REDAÇÃO Portal

Ação ocorre em 2 mil municípios e faz parte da campanha Agosto Lilás; foco está no cumprimento de medidas protetivas e mandados de prisão

02/08/2025
    Compartilhe:

Ação ocorre em 2 mil municípios e faz parte da campanha Agosto Lilás; foco está no cumprimento de medidas protetivas e mandados de prisão

Foto: Divulgação/ Ministério das Mulheres

Teve início mais uma edição da Operação Shamar, iniciativa nacional de enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio. A ação, que integra a campanha Agosto Lilás, mobiliza cerca de 50 mil agentes de segurança em 2 mil municípios brasileiros até o dia 4 de setembro. Coordenada pelo Ministério da Justiça e pelo Ministério das Mulheres, a operação também marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, comemorados no próximo dia 7.

Durante o período, será reforçado o cumprimento de medidas protetivas de urgência e mandados de prisão, além do atendimento a mulheres em situação de violência. As denúncias recebidas pelo Ligue 180 serão priorizadas, com encaminhamento imediato para pontos focais estaduais. O governo federal destinou R$ 2 milhões para custear deslocamentos de policiais e ações educativas de prevenção à violência de gênero.

A operação é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em parceria com a Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, contando ainda com a participação de diversos órgãos do sistema de justiça, das forças policiais e das secretarias estaduais de segurança pública. A iniciativa está alinhada ao Programa Mulher Viver sem Violência, que busca integrar e ampliar os serviços de atendimento às vítimas em todo o país.
 

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook