Pacientes denunciam falta de medicação para tratamento da doença de Parkinson na Farmácia Estado
Os medicamentos, que são de uso contínuo, precisam ser tomados diariamente para que os pacientes tenham qualidade de vida

Foto: Reprodução/G1
Ao menos 160 pessoas que têm doença de Parkinson estão sem acesso a dois medicamentos essenciais para o tratamento da enfermidade. As medicações são entregues pela Farmácia do Estado. Os remédios, que são de uso contínuo, precisam ser tomados diariamente para que os pacientes tenham qualidade de vida, porém, em alguns casos, estão há mais de seis meses sem chegar.
Segundo Maria José Melo, representante da Associação dos Pacientes com Parkinson de Pernambuco, estão em falta o Prolopa e o Mantidan, medicamentos de valor elevado.
A Farmácia do Estado, por meio de nota, reconheceu que os medicamentos estão em falta. Segundo a nota, o Prolopa de 200 miligramas está em processo de compra. Já o cloridrato de amantadina de 100 miligramas, conhecido como Mantidan, está em falta porque houve problemas na licitação de compra.
A gestão da Farmácia do Estado disse, ainda, que a Secretaria Estadual de Saúde iniciou mais um processo para adquirir o Mantidan e que o procedimento está em fase final de andamento.
As informações com o repórter Vinícius Calado, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...