Parque da Memória Ferroviária será criado no Recife com preservação de patrimônio do século XIX
Projeto de requalificação do Pátio Ferroviário das Cinco Pontas prevê áreas verdes, lazer e restauração de edificações históricas

Foto: Reprodução/Iphan
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participou do lançamento do projeto de requalificação do Pátio Ferroviário das Cinco Pontas, no Cais José Estelita, área central do Recife. O espaço de 55,6 mil metros quadrados será transformado no Parque da Memória Ferroviária, integrando lazer, áreas verdes e a preservação de edificações datadas de 1858, reconhecidas como patrimônio cultural ferroviário. O evento de lançamento, realizado no dia 7 de maio, contou com a presença de autoridades municipais e representantes de instituições parceiras.
O projeto é fruto de um acordo judicial firmado em 2024 entre órgãos públicos como o Iphan, DNIT, SPU, Prefeitura do Recife, ANTT e AGU, além do Consórcio Novo Recife. A parceria definiu um novo modelo de ocupação para o terreno da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), incorporando diretrizes que asseguram a restauração e a conservação dos bens históricos da área.
Entre as ações previstas estão a implantação de um parque linear com equipamentos urbanos, espaços de contemplação e convivência, e a recuperação de construções históricas. Com base em escutas com representantes da sociedade civil e especialistas, o Iphan elaborou um documento com critérios técnicos para guiar as intervenções no pátio. O projeto de arquitetura da paisagem está em fase de desenvolvimento, e as primeiras obras no local devem começar em junho de 2025.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Seplag divulga estudos sobre as 12 regiões de Desenvolvimento de Pernambuco; entenda
Dados permitem uma análise detalhada da realidade de cada região
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Funcionário de obra é flagrado se masturbando em direção a moradora no Recife
Vítima registrou boletim de ocorrência por importunação sexual e diz se...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Bebê recém-nascido é encontrado com vida dentro de lixeira em Jaboatão dos Guararapes
Menino estava enrolado em saco plástico, com formigas pelo corpo e ainda com...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 76 milhões nesta quinta-feira
O bilhete simples custa R$ 6
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Caminhão invade casa no bairro da Tabajara, em Olinda; não houve feridos
O muro e toda a fachada do imóvel ficaram completamente destruídos
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
Apartamentos são saqueados após desocupação de edifício em Olinda, no Grande Recife
Prédio com risco de desabamento foi evacuado pela Defesa Civil em Rio Doce