PE amplia número de exames para diagnóstico do novo coronavírus
Expectativa é ir de 770 para 2.170 testagens por semana

O governo de Pernambuco anunciou, nesta terça-feira (31), uma parceria o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE) para ampliar a capacidade de realizar exames para diagnosticar casos do novo coronavírus. A expectativa é de 770 para 2.170 testes por semana, a depender do envio dos kits pelo Ministério da Saúde (MS).
Os testes são realizados, atualmente, pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Com a parceria, o governo estadual informou que vai ser possível realizar exames nos profissionais de saúde da rede pública e privada, que estão trabalhando diretamente com os pacientes suspeitos e confirmados para a doença, além das forças de segurança.
Além da atuar para ampliação da realização dos exames, a partir dos kits enviados pelo Ministério da Saúde, a Fiocruz apontou o início de pesquisas, que vão do diagnóstico até análise dos vírus que circulam pelo estado.
Nesta semana, uma empresa privada especializada em testes genéticos e imunológicos também passa a realizar exames pela técnica RT-PCR, a mesma utilizada pelo Lacen e recomendada para pacientes com até sete dias dos sintomas iniciais.
Segundo o governo, o laboratório privado vai processar 300 exames e a contratualização está sendo feito em parceria com o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Sobre os testes rápidos, que estavam previstos para esta semana, a Secretaria de Saúde do estado informou que ainda estão sob testes para garantir a eficácia do insumo. Com isso, não há prazo para que seja iniciada a testagem rápida no estado.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...