Das 1.006 suspeitas notificadas este ano, 186 foram confirmadas, 178 descartadas e 642 estão em investigação

Foto: Reprodução/g1
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), até a primeira quinzena do mês de julho foram notificados 1.006 casos de leptospirose. Das suspeitas deste ano, 186 foram confirmadas, 178 descartadas e 642 estão em investigação.
É possível relacionar o aumento de casos e possíveis confirmações com as chuvas intensas do final de maio e início de junho, que inundaram grande parte da Região Metropolitana do Recife. A conexão ocorre já que a leptospirose, doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de ratos e de outros animais, é, segundo o próprio Ministério da Saúde, transmitida aos seres humanos principalmente durante enchentes.
A doença, transmitida através das leptospiras presentes na água que penetram no corpo humano pela pele, não sendo necessário arranhão ou ferimento, já ocasionaram oito mortes em Pernambuco, somente neste ano. No entanto, desses oito óbitos, apenas dois foram confirmados até o momento como caso de leptospirose.
Durante todo o ano de 2021, foram notificados 441 casos da doença, neste momento, já ultrapassamos o número em 128%.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Plataforma de monitoramento do rodízio de água é lançada em Pernambuco
O programa disponibiliza um diagnóstico do abastecimento de água
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Pernambuco abre licitação para construção de mais oito CEUs da Cultura
O estado contará com 12 equipamentos voltados à inclusão social a partir...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Penambuco lança editais de R$ 22 mi para ciência, inovação e desenvolvimento regional
As iniciativas fazem parte do Programa Inova PE, que prevê um investimento...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Copergás apresenta micro-ônibus sustentável como alternativa para o transporte público nos municípios
A iniciativa é fruto de uma parceria com a montadora Volare
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Roubo à estação da Compesa em Vicência deixa 100 mil pessoas sem água
Cinco cidades e quatro distritos só devem ter o abastecimento normalizado no...
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
TCE aponta irregularidades em contrato de limpeza urbana de Gravatá, no Agreste
Relatório apontou um superfaturamento de mais de R$ 1 milhão