Prefeituras não vão aceitar encerramento precoce do Censo 2022, afirma Amupe
Segundo a associação, o censo é o que permite que “Estados e Municípios tenham capacidade de elaborar um planejamento claro de políticas públicas para a população, através de um retrato fiel do povo brasileiro”

Foto: Divulgação/Amupe
Após anúncio feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que a divulgação de dados do Censo 2022 será adiada por conta das dificuldades de conclusão do levantamento, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) se manifestou afirmando que não irá aceitar o encerramento precoce da sondagem.
Em reunião realizada na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), prefeitas e prefeitos de todo o Brasil participaram de uma mobilização municipalista para tratar do tema.
Durante o encontro, o presidente da Amupe, José Patriota, afirmou que “as prefeituras são parceiras do IBGE emprestando carro, gasolina, o que for necessário para que o recenseador chegue na casa do povo”. O presidente também relembrou o direito que cada brasileiro tem de ser contado e questionou por que, se já se tem 81% de consolidação, o motivo de não se chegar aos 100%.
O impasse se dá porque, segundo Amupe, “o novo Censo não é importante apenas para a adequação dos cálculos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas para que Estados e Cidades tenham capacidade de elaborar um planejamento claro de políticas públicas para a população, através de um retrato fiel do povo brasileiro”.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Cinco barragens de Pernambuco estão em situação de risco com menos de 15% da capacidade
As barragens estão localizadas no Agreste e Mata Sul de Pernambuco
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Aneel aprova aumento de 3% nas tarifas de energia elétrica em Pernambuco
Nova medida já passa a valer a partir do dia da aprovação
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Comércio do Recife terá funcionamento facultativo no feriado de 1º de Maio
Shoppings da Região Metropolitana operam em horário especial; lojistas...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Pernambuco anuncia investimento de R$ 110,9 milhões em obras de abastecimento de água
No total, 17 projetos de ordens de serviço e aberturas de licitações foram...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Caso Beatriz: recurso da defesa do réu Marcelo da Silva é negado pelo STJ
Com a negativa da Corte superior, o réu confesso vai a júri popular
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Governo de Pernambuco reabre confirmações para o Programa Mães de Pernambuco
Benefício de R$ 300 mensais é destinado a 100 mil mães em situação de...