Cerca de 500 mil beneficiários de todo o Brasil participarão do projeto-piloto, que tem como objetivo implantar a alternativa no país ainda neste ano. A prova de vida é realizada todos os anos por aposentados e pensionistas

Foto: Reprodução/Internet
A partir do dia 20 de agosto, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) iniciará o projeto-piloto para implantar a nova alternativa de realização da prova de vida, que será feita através do celular, por meio de biometria facial, como uma espécie de selfie. Participarão, na primeira etapa do processo, cerca de 500 mil beneficiários de todo o Brasil. O intuito é que a ferramenta esteja disponível para os segurados ainda neste ano, caso os resultados do teste sejam positivos.
Durante entrevista ao programa CBN Recife, o advogado, especialista em direito previdenciário, Rômulo Saraiva, ressaltou que a prova de vida é fundamental para evitar a ocorrência de fraude de pessoas que utilizam os dados dos beneficiários falecidos e continuam recebendo os recursos. Devido à pandemia, a prova de vida está suspensa até o dia 30 de setembro, mas a ideia é que o projeto piloto seja executado a partir de agora e expandido por todo território nacional para permitir a prova de vida de maneira fácil, acessível e segura. “As pessoas têm características próprias, não apenas em relação a identidade, mas a distância entre os olhos, o tamanho do queixo, a linha da mandíbula, o formato do nariz e do olho, tudo isso são variáveis que o sistema de biometria do INSS haverá de ser considerado”, aponta o advogado.
Confira outras informações na entrevista completa com Rômulo Saraiva, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...