Raquel Lyra deve encaminhar à Alepe proposta de reforma administrativa nos primeiros dias de gestão
Raquel cita a reforma, a qual adjetiva como uma “reorganização”, desde sua eleição, em outubro de 2022. A Governadora justifica a medida afirmando que assim o estado se tornará “mais eficiente"

Foto: Reprodução/g1
A Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), empossada neste domingo (1º), encaminhará, ainda esta semana, à Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), uma proposta de reforma administrativa. O anúncio foi feito pelo, ainda, futuro Secretário da Casa Civil de Pernambuco, o Advogado Túlio Vilaça, pouco antes do início da cerimônia de posse.
“Temos uma reforma administrativa para encaminhar a esta casa. Vamos reorganizar a máquina do estado para que ela se torne mais eficiente e para que ela consiga colocar foco naquilo que é a maior necessidade do nosso povo. E por eficiência, o que quero dizer é: construir um governo que chegue mais rápido na vida das pessoas e não se perca em si mesmo”, afirmou a governadora empossada.
Em entrevistas após sua eleição, em novembro de 2022, Raquel Lyra explicou essa reforma como uma “reorganização”, não afirmando se esta será para o aumento ou redução do número de secretarias existentes em Pernambuco.
À imprensa, Túlio Vilaça, afirmou que “a reforma administrativa está praticamente pronta” mas que ainda sofrerá “alguns ajustes”. De acordo com o Advogado, como “parte da composição do secretariado já foi pensada com base na reforma”, logo, esta precisa ser encaminhada à Alepe para que possa, de fato, “se concretizar”.
Governadora empossada
Em seu discurso Raquel Lyra, a governadora citou, mais uma vez, as áreas do estado para as quais o novo governo dispensará maior atenção, como mobilidade, moradia e geração de oportunidades.
“Governar é fazer escolhas. Nós temos as nossas prioridades. Os grandes problemas de Pernambuco são do conhecimento de todos e se arrastam há muitos anos. Para além da desigualdade, nosso maior desafio a ser enfrentado, também precisamos priorizar a saúde, o acesso e a distribuição de água, a mobilidade urbana, a segurança, a habitação e a geração de oportunidades.
Para cada uma dessas áreas, temos planos traçados que começarão a ser colocados em prática a partir de hoje. O primeiro dia deste governo é um dia de trabalho. Não se resume apenas à celebração da democracia, tão importante, mas é acima de tudo uma convocação de união por Pernambuco. Todos nós aqui temos o dever de cuidar de Pernambuco, da nossa gente, do nosso legado histórico e cultural e de construir um futuro melhor para nossos filhos e filhas”.
Raquel Lyra assume o Governo de Pernambuco como a 53ª pessoa a ocupar este cargo durante o período republicado, adotado desde 1889, sendo ela a primeira mulher eleita no Estado através do sufrágio universal.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Plataforma de monitoramento do rodízio de água é lançada em Pernambuco
O programa disponibiliza um diagnóstico do abastecimento de água
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Pernambuco abre licitação para construção de mais oito CEUs da Cultura
O estado contará com 12 equipamentos voltados à inclusão social a partir...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Penambuco lança editais de R$ 22 mi para ciência, inovação e desenvolvimento regional
As iniciativas fazem parte do Programa Inova PE, que prevê um investimento...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Copergás apresenta micro-ônibus sustentável como alternativa para o transporte público nos municípios
A iniciativa é fruto de uma parceria com a montadora Volare
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Roubo à estação da Compesa em Vicência deixa 100 mil pessoas sem água
Cinco cidades e quatro distritos só devem ter o abastecimento normalizado no...
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
TCE aponta irregularidades em contrato de limpeza urbana de Gravatá, no Agreste
Relatório apontou um superfaturamento de mais de R$ 1 milhão