Recife Antigo conta com equipes especializadas para remover fios irregulares em postes do bairro
Remoção dos cabos é responsabilidade das operadoras de telecomunicações

Foto: Divulgação/Neoenergia
Como parte de uma ação para organizar a rede urbana, cerca de 2,5 toneladas de cabos e equipamentos de telecomunicações instalados de maneira irregular foram retirados de postes no bairro do Recife. A iniciativa, que ocorreu ao longo dos últimos quatro meses, incluiu a vistoria e limpeza de mais de 850 estruturas distribuídas em 40 ruas da região.
Os fios removidos pertenciam a empresas que utilizavam os postes sem autorização oficial, o que resultava na sobrecarga das estruturas e aumentava os riscos de acidentes e incêndios. O desordenamento da rede é um problema comum em áreas urbanas, podendo comprometer a segurança da população e afetar a estética e a organização das vias públicas.
A operação no Recife Antigo faz parte de um projeto maior que está sendo executado em diversas cidades do estado. Neste mês de abril, pelo menos 12 municípios pernambucanos estão passando por intervenções semelhantes, incluindo Caruaru, São Caetano, Bezerros, Agrestina, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Petrolina, Belém de São Francisco, Floresta, Cabo de Santo Agostinho e Abreu e Lima.
Embora a remoção dos cabos irregulares esteja sendo feita por equipes especializadas, a responsabilidade pela instalação e manutenção das redes cabe às operadoras de telecomunicações. De acordo com as normativas das agências reguladoras, como a Aneel e a Anatel, essas empresas devem garantir a regularização e seguir as normas técnicas e comerciais para o uso compartilhado da infraestrutura.
O crescimento acelerado dos serviços de telefonia, internet e TV a cabo tem intensificado a utilização da rede elétrica para a distribuição desses serviços, tornando a fiscalização e o cumprimento das regulamentações ainda mais necessários. A regularização dessas instalações é essencial para evitar problemas, reduzir riscos e proporcionar um ambiente urbano mais seguro e organizado.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...