O estudo é dos departamentos de Estatística e Física das Universidades Federais de Pernambuco, Sergipe e do Paraná que analisaram a pandemia nas 26 capitais e no Distrito Federal

Foto: Reprodução / G1
As cidades do Recife e a de Belém no Pará estão no radar de um estudo liderado por acadêmicos dos departamentos de Estatística e Física das universidades federais de Pernambuco, Sergipe e do Paraná que indicam que as cidades são as únicas capitais que chegaram à fase de saturação da pandemia. O estudo aponta que a pior fase já passou nesses locais e que as duas cidades estão próximas de alcançar a estabilização do número total de casos e óbitos por Covid-19.
Os pesquisadores analisaram as curvas acumuladas de mortes atribuídas à Covid-19 nas 26 capitais e no Distrito Federal até o dia 19 de julho. Para o resultado foram utilizados três modelos matemáticos para analisar as fases em que se encontram as cidades. O objetivo do estudo é entender a dinâmica da pandemia e indicar em que fase as cidades estão para auxiliar as autoridades públicas na escolha das medidas mais adequadas para o enfrentamento da doença e indicar se é possível haver flexibilização.
Confira outras informações na matéria completa do repórter Fernando Alvarenga, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...