De acordo com o especialista, demora do Governo Federal em acionar o Plano Nacional de Contingência para incidentes de poluição de óleo só agravou o problema

O oceanógrafo, integrante da ouvidoria do mar e pós doutorando em oceanografia pela USP, Leopoldo Cavaleri, esteve no programa CBN Recife com o objetivo de discutir os impactos aos ecossistemas aquáticos do Nordeste e as atuais consequências deles, que inviabilizam a atividade de pescadores e geram insegurança alimentar. Ele alertou sobre a quantidade expressiva, de 1.447 toneladas de óleo recolhidas, preocupante pela quantidade que deve ter entrado no ecossistema, prejudicando a segurança alimentar dos indivíduos. “São peixes que estão consumindo de alguma maneira e as áreas de reprodução deles estão sendo afetadas. É difícil saber o nível de contaminação desses ambientes, porque alguns dos alimentos são filtradores. O óleo e a parte visível dele, a gente tira, aquela borra, aquele mousse, agora a parte que evaporou, que se dissolveu na água, continua disponível na cadeia trófica”, explica Leopoldo.
Além disso, ele destacou que a demora do Governo Federal em acionar o Plano Nacional de Contingência para incidentes só agravou o problema, que deve gerar um impacto maior no meio ambiente ao longo dos próximos. “Em outros lugares do mundo, levaram décadas para recuperar os ecossistemas. Se paralisar o óleo hoje, já é um grande impacto. Agora, vamos torcer para que não continue durante a semana, que a gente esteja vendo as últimas manchas órfãs que estão vagando pelo litoral”, afirma o oceanógrafo.
Confira a entrevista completa com Leopoldo Cavaleri, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...