Secretaria de Administração Penitenciária inaugura nova unidade fabril na Colônia do Recife
Estado conta com seis fábricas em atuação

Foto: Amanda Claudino/Seap
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP/PE) inaugurou uma Oficina de Costura na Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), situada no bairro do Engenho do Meio. A iniciativa faz parte do programa Juntos pela Segurança, que busca implantar unidades fabris dentro dos presídios para oferecer aos apenados oportunidades de trabalho e reinserção social. Com essa nova oficina, o sistema penitenciário do estado passa a contar com seis fábricas implementadas na atual gestão.
A produção na unidade inclui 1.500 peças diárias, como fronhas, cortinas e lençóis.
Durante a inauguração da oficina de costura, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP) lançou o Programa Novos Passos, uma iniciativa voltada ao fortalecimento das ações de ressocialização já desenvolvidas pela pasta. O programa abrange diversas áreas, incluindo trabalho, educação e cidadania, buscando oferecer novas oportunidades para a reintegração social dos apenados.
Em 2024, a SEAP implantou cinco unidades fabris em quatro presídios do Agreste pernambucano. Além da Colônia Penal Feminina do Recife, a previsão é de que, ainda no primeiro semestre, mais seis fábricas sejam inauguradas no estado. A meta da secretaria é alcançar um total de 15 unidades voltadas à empregabilidade da população carcerária até 2026.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário da SEAP, Paulo Paes, gestores da pasta, representantes da empresa parceira e 11 mulheres que já iniciaram as atividades, de um total de 50 que serão beneficiadas pelo convênio. Todas as participantes passaram por capacitação profissional para atuar na oficina.
Também estiveram presentes no evento a gerente da CPFR, Maria Andrea Freitas, policiais penais da unidade, o superintendente de Trabalho e Ressocialização, Alexandre Felipe, a chefe de gabinete da SEAP, Renata Borba, e a superintendente de Planejamento, Rebeca Benevides.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...