Agentes públicos procuram definir limites mínimos de consumo de identificação de substâncias físico-químicas nos produtos contaminados

Com a contaminação de óleo das praias nordestinas, os auditores fiscais federais agropecuários (Affas) estão atuando fortemente para garantir a segurança dos pescados consumidos nos estados atingidos pelo derramamento de petróleo, como Pernambuco, mas alertam sobre a venda e consumo de produtos fora dos estabelecimentos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Diante desse cenário, durante entrevista concedida ao programa CBN Recife, o auditor fiscal federal agropecuário, Luiz Gonzaga Matos, deixou explícito que os estuários estão comprometidos e está sendo feito um trabalho para assegurar a qualidade dos frutos do mar. “A nossa preocupação, como agente público, é a segurança alimentar e a inocuidade do produto, além da preocupação também com a situação social do pequeno produtor”, afirma Gonzaga.
Além disso, ele ressaltou que o Ministério da Agricultura, através do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), já demandou para todas as superintendências e os órgãos de fiscalização de produtos de origem animal alertas, pedindo a identificação dos locais onde estão ocorrendo a presença desse óleo. “Já existe uma equipe fazendo estudos para definir limites mínimos de consumo de identificação de substâncias físico-químicas nesses produtos para ver o grau de comprometimento a população. Com relação às indústrias que têm uma inspeção ou um controle sanitário tanto dos órgãos federais, como dos estaduais, o alerta já está dado, esses produtos são coletados para fazer análise, mesmo que ainda estejam numa fase inicial de identificação de parâmetros para ver o comprometimento desses produtos”, explica o auditor fiscal.
Confira a entrevista completa com Luiz Gonzaga Matos no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Cinco barragens de Pernambuco estão em situação de risco com menos de 15% da capacidade
As barragens estão localizadas no Agreste e Mata Sul de Pernambuco
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Aneel aprova aumento de 3% nas tarifas de energia elétrica em Pernambuco
Nova medida já passa a valer a partir do dia da aprovação
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Comércio do Recife terá funcionamento facultativo no feriado de 1º de Maio
Shoppings da Região Metropolitana operam em horário especial; lojistas...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Pernambuco anuncia investimento de R$ 110,9 milhões em obras de abastecimento de água
No total, 17 projetos de ordens de serviço e aberturas de licitações foram...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Caso Beatriz: recurso da defesa do réu Marcelo da Silva é negado pelo STJ
Com a negativa da Corte superior, o réu confesso vai a júri popular
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Governo de Pernambuco reabre confirmações para o Programa Mães de Pernambuco
Benefício de R$ 300 mensais é destinado a 100 mil mães em situação de...