Segundo a Defesa Civil da cidade, os moradores dos prédios desocupados serão cadastrados pela prefeitura

Foto: Reprodução/G1
Subiu para sete o número de edifícios condenados pelo poder público desde o desabamento de um dos blocos do Conjunto Beira-Mar, localizado no Janga, em Paulista, que deixou 14 pessoas mortas e 7 feridas. A Defesa Civil do município interditou, no dia da tragédia, três prédios do residencial que foram desocupados. Já no sábado (8), o órgão também realizou a interdição de mais três edifícios.
Desde 2010, o prédio que desabou estava interditado por ordem judicial, porém, em 2012, o local voltou a ser ocupado por outras famílias de maneira irregular. Segundo a Defesa Civil da cidade, os moradores dos prédios desocupados serão cadastrados pela prefeitura. Somente após esse cadastro terão uma definição de onde devem ficar. Além disso, o trabalho de vistoria desses edifícios deve durar cerca de dois meses, ainda de acordo com o órgão.
O gerente de Laboratório do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Carlos Wellington, fala sobre um estudo realizado pelo instituto sobre o grau de risco dos prédios localizados na Região Metropolitana do Recife.
A falta de moradia é um dos problemas persistentes no Brasil. Até 2030, Pernambuco alcançará o segundo maior déficit habitacional do Nordeste, segundo levantamentos do Centro Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social.
No Recife, existem 120 imóveis interditados, sendo 8 ainda com moradores. Segundo a Prefeitura, há processos judiciais para a desocupação dos locais.
Em Jaboatão dos Guararapes, até 2022, 156 imóveis foram interditados. Já em Olinda, há 110 imóveis interditados e com grau de risco de desabamento considerado crítico. A maioria dos prédios, no entanto, seguem ocupados. A prefeitura garante que faz monitoramento das áreas.
Segundo o Governo de Pernambuco, até 2026, 50 mil famílias serão atendidas com moradias regularizadas, com recursos próprios, do Governo Federal e ainda de instituições parceiras.
Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira, clicando no ‘play’ acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/06/2025
Pernambuco terá domingo com tempo parcialmente nublado e chuvas rápidas, diz APAC
No Sertão de Pernambuco e no São Francisco, o clima será de nublado a...
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Apac: fim de semana será de chuvas pontualmente fortes na RMR, Zona da Mata e Agreste
Estado de observação é válido até este domingo (15)
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Taxa de analfabetismo em Pernambuco permanece em 10%, aponta IBGE
Estado ainda enfrenta desafios educacionais, especialmente entre idosos,...
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
MPPE firma acordos para regular festejos juninos em quatro cidades de Pernambuco
Termos de Ajustamento de Conduta garantem segurança, organização e...
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Defesa Civil: novo sistema de alerta por telefone será testado em quatro cidades de Pernambuco
Celulares 4G e 5G de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca e Caruaru...
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Pernambuco registra crescimento de 31,3% no polo de produção industrial
Os números são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo IBGE