Temporal atinge Arquipélago de Fernando de Noronha e causa transtorno aos moradores
Fortes chuvas cancelaram voos e fecharam trilhas e praias

Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
Um forte temporal atingiu o Arquipélago de Fernando de Noronha nesta quinta-feira (6). Devido às fortes chuvas, o Mangue do Sueste transbordou, levando ao fechamento de praias e trilhas, além do cancelamento de voos. O aeroporto foi parcialmente alagado, e várias residências foram novamente invadidas pela água, marcando a segunda ocorrência em menos de duas semanas.
Pelo menos dois voos não conseguiram pousar devido às condições climáticas adversas e foram cancelados. A Azul, companhia aérea responsável pelo acesso à ilha, por meio de nota, informou que os voos AD4266 e AD4718 (Recife-Fernando de Noronha) precisaram retornar a Recife devido ao mau tempo. A empresa garantiu que os passageiros afetados foram realocados em outras aeronaves e receberam toda a assistência prevista pela resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também decidiu fechar a Trilha do Capim-açu, a Praia do Sancho e a Baía dos Porcos por questões de segurança. Será realizada, nesta sexta-feira (7), uma avaliação das áreas para determinar se a visitação poderá ser liberada.
Equipes da Administração de Fernando de Noronha estiveram nos locais afetados para coletar informações, enquanto residentes expressaram insatisfação com a falta de ações efetivas. Algumas residências foram atingidas com as chuvas e moradores precisaram tirar água de dentro das casas.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) alertou para as chuvas de intensidade moderada tanto para a quinta (6) quanto para esta sexta-feira (7). O Mangue do Sueste, único do tipo em ilhas oceânicas do Atlântico Sul, transbordou em decorrência do forte temporal.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/05/2025
Entregador usa câmeras de segurança para devolver R$ 1 mil a vendedor de frutas
Higor Victor analisaou imagens da câmera e postou o vídeo nas redes...
- Por REDAÇÃO
- 01/05/2025
Morre Seu Vital, aos 84 anos, dono da "Bodega de Seu Vital" do Poço da Panela
Ele será enterrado nesta quinta, às 15h, no Cemitério Morada da Paz, em...
- Por REDAÇÃO
- 01/05/2025
Governo de Pernambuco divulga licitação para obras de três unidades prisionais em Itaquitinga
Previsão é que obras sejam concluídas em 2026, ofertando 3.024 novas vagas...
- Por REDAÇÃO
- 01/05/2025
PRF apreende veículo carregado com 66 mil maços de cigarro chinês em Sertânia
Produto é proibido de ser comercializado no Brasil pela Anvisa; carga foi...
- Por REDAÇÃO
- 01/05/2025
Mulher que matou e esquartejou o marido em Camaragibe é solta após decisão da Justiça
Agora, ela vai cumprir a pena em prisão domiciliar e será monitorada por...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
MPPE recomenda revogação de decretos que flexibilizam licenciamento ambiental em Paulista
Para o Ministério Público de Pernambuco, medidas da Prefeitura contrariam...