TRE-PE adere ao Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial em solenidade
A iniciativa foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de adotar programas e projetos de combate às desigualdades sociais

Foto: Reprodução / TRE-PE
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) reuniu representantes de poderes estaduais, instituições públicas e entidades sociais na segunda-feira (17) para participar da solenidade de aprovação do Pacto Nacional pela Equidade Racial. A iniciativa foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de adotar programas e projetos de combate às desigualdades sociais, sendo esta uma forma de eliminar o racismo estrutural no âmbito do Poder Judiciário.
A prioridade, segundo o TRE, é assegurar a representação e o desenvolvimento de grupos raciais historicamente privados de condições de igualdade de oportunidades.
São quatro eixos de atuação, sendo eles: Promoção da equidade racial no Poder Judiciário; Desarticulação do racismo institucional; Sistematização dos dados raciais do Poder Judiciário; e Articulação interinstitucional e social para a garantia de cultura antirracista na atuação do Poder Judiciário.
Tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal Superior do Trabalho (TST), já aderiram à iniciativa.
Ouça a notícia com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Plataforma de monitoramento do rodízio de água é lançada em Pernambuco
O programa disponibiliza um diagnóstico do abastecimento de água
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Pernambuco abre licitação para construção de mais oito CEUs da Cultura
O estado contará com 12 equipamentos voltados à inclusão social a partir...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Penambuco lança editais de R$ 22 mi para ciência, inovação e desenvolvimento regional
As iniciativas fazem parte do Programa Inova PE, que prevê um investimento...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Copergás apresenta micro-ônibus sustentável como alternativa para o transporte público nos municípios
A iniciativa é fruto de uma parceria com a montadora Volare
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Roubo à estação da Compesa em Vicência deixa 100 mil pessoas sem água
Cinco cidades e quatro distritos só devem ter o abastecimento normalizado no...
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
TCE aponta irregularidades em contrato de limpeza urbana de Gravatá, no Agreste
Relatório apontou um superfaturamento de mais de R$ 1 milhão