UFPE e IAHGP inauguram marco memorial em homenagem ao padre Henrique nesta quarta-feira
Mártir da Ditadura Militar, padre Henrique foi torturado e assassinado em 1969

Foto: Reprodução/AOR
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP) inauguram, nesta quarta-feira (28), às 9h30, o marco memorial em homenagem ao padre Antônio Henrique Pereira da Silva Neto. O religioso, auxiliar direto de Dom Hélder Câmara, foi sequestrado, torturado e assassinado por um grupo do Comando de Caça aos Comunistas e por agentes da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) durante a Ditadura Militar, em maio de 1969.
O marco em homenagem ao padre Henrique ficará na Praça da Liberdade, localizada na Avenida dos Reitores, composto por um painel de azulejos que rememora a trajetória e o martírio do religioso.
“No dia de seu sepultamento, no Cemitério da Várzea, dom Hélder conclamou a multidão a promover um silêncio profundo. Anos depois, declarou: ‘era um silêncio que gritava’. Passados 56 anos, a memória do padre Henrique permanece viva, inspirando todos aqueles que lutam pela causa dos direitos humanos neste país”, diz o texto contido no painel.
Além da Universidade e do IAHGP, a homenagem conta com o apoio de instituições e órgãos como o Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (CENDHEC), da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, e a Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara.
Nesta quarta-feira (28), a solenidade, que integra o Projeto História nas Paredes, contará com a presença do reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e do presidente do IAHGP, George Cabral, também professor do Departamento de História da universidade.
Assassinato
O padre Henrique foi sequestrado, torturado e assassinado por membros da Ditadura Militar em maio de 1969, com apenas 28 anos. Seu corpo foi encontrado no dia seguinte ao desaparecimento, nas imediações do atual Colégio Militar do Recife (CMR), dentro do campus universitário.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Plataforma de monitoramento do rodízio de água é lançada em Pernambuco
O programa disponibiliza um diagnóstico do abastecimento de água
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Pernambuco abre licitação para construção de mais oito CEUs da Cultura
O estado contará com 12 equipamentos voltados à inclusão social a partir...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Penambuco lança editais de R$ 22 mi para ciência, inovação e desenvolvimento regional
As iniciativas fazem parte do Programa Inova PE, que prevê um investimento...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Copergás apresenta micro-ônibus sustentável como alternativa para o transporte público nos municípios
A iniciativa é fruto de uma parceria com a montadora Volare
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Roubo à estação da Compesa em Vicência deixa 100 mil pessoas sem água
Cinco cidades e quatro distritos só devem ter o abastecimento normalizado no...
- Por REDAÇÃO
- 30/07/2025
TCE aponta irregularidades em contrato de limpeza urbana de Gravatá, no Agreste
Relatório apontou um superfaturamento de mais de R$ 1 milhão