"Um grande mal-entendido", afirma Gilson Machado após deixar prisão na RMR

Foto: Reprodução / Tv Globo
O ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto afirmou, na saída do Centro de Observação Criminológica Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, que sua prisão não passa de um grande "mal-entendido". Após ser preso pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (13), Gilson teve a prisão revogada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no final da noite de ontem. Ele foi detido por suspeita de tentar obter um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.
"Um grande mal-entendido e é importante salientar que a revogação da prisão foi feita pela mesma pessoa que decretou, pelo ministro Alexandre de Moraes. Estou pronto para qualquer esclarecimento que, por ventura, seja oriundo desse mal entendido", disse.
Na ocasião, Gilson negou, mais uma vez, ter tentado conseguir o documento para Mauro Cid. Gilson ficou preso em uma cela isolada dos demais detentos, no Cotel, "para a garantia da sua integridade física", segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
Segundo a decisão, a prisão preventiva não era mais necessária por já produzido os efeitos esperados. Agora, ela foi substituída por medidas cautelares, entre elas: proibição de contato com demais investigados, cancelamento do passaporte e proibição de obter novo documento, proibição de sair do país, comparecimento quinzenal à Justiça na comarca de origem e proibição de sair da comarca.
Segundo Alexandre de Moraes, o descumprimento de qualquer dessas medidas poderá levar à decretação de nova prisão, nos termos do Código de Processo Penal.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...