Órgão é responsável pela criação do programa de descarbonização para poder cumprir a meta da COP21, que tem como objetivo a retirada de até 45% de CO2 da atmosfera e a produção de combustíveis limpos

As usinas de Pernambuco estão buscando pela certificação no Programa Nacional de Biocombustíveis (Renovabio) junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP). O órgão é responsável pela validação das unidades brasileiras capazes de emitirem os créditos de descarbonização (CBios) na condição de emissoras primárias, que poderão ser negociados junto às distribuidoras de combustíveis. Uma das usinas é a Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana (Coaf), localizada em Timbaúba/PE. A unidade é gerida por produtores independentes de cana desde a safra 2015/2016.
Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o presidente da Cooperativa de Agronegócio dos Fornecedores de Cana (Coaf), Alexandre Andrade Lima, destacou que o programa Renovabio foi responsável pela criação do programa de descarbonização para poder cumprir a meta da COP21, que tem como objetivo a retirada de até 45% de CO2 da atmosfera e a produção de combustíveis limpos. Quem adotar as medidas, terá acesso a um crédito na bolsa de valores. “A gente não tem ideia de quanto será, porque tá começando no programa, a gente vai ter na realidade uma dimensão disso depois de um dos anos do programa, mas quem vai comprar esses créditos são as distribuidoras que vão ter necessidade de cumprir suas metas de descarbonização e vai ter que comprar esse crédito através das bolsas de valores para os produtores”, explica Alexandre.
Confira outras informações na entrevista completa com Alexandre Andrade Lima, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...