Escute ao Vivo
Início Site Página 25

Vítimas de incidentes com tubarão no Grande Recife deixam UTI do Hospital da Restauração

0
Hospital da Restauração localizado no bairro do Derby. Foto: Reprodução/Everaldo Silva/TV Globo
Hospital da Restauração localizado no bairro do Derby. Foto: Reprodução/Everaldo Silva/TV Globo

O Hospital da Restauração informou, na manhã desta quinta-feira (4), que as duas vítimas de incidentes com tubarão no Grande Recife, nas praias de Piedade e Boa Viagem, deixaram a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Tanto João Lucas Nemezio, de 11 anos, quanto Marcela Vitória de Lima, de 19 anos, apresentam quadro de saúde estável e seguirão o tratamento em enfermaria, sob acompanhamento de profissionais de diferentes especialidades.

No último domingo (31), João Lucas foi mordido por um tubarão da espécie cabeça-chata na praia de Piedade, em Jaboatão. Pouco mais de 24h depois, Marcela Vitória também acabou sendo mordida; dessa vez, por um animal da espécie tigre, na Praia de Boa Viagem, no Recife. Os incidentes ocorreram em uma distância de cerca de 10 km. 

Desde 1992, Pernambuco registra 84 incidentes com tubarões, incluindo o Grande Recife e o arquipélago de Fernando de Noronha. Somente a Praia de Boa Viagem contabiliza 25 casos, enquanto que a Praia de Piedade tem um a menos, 24 incidentes.

O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), presidido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semas-PE), informou que, em janeiro de 2025, 150 novas placas de alerta indicando perigo para o banho de mar –  diante da presença de animais marinhos na água – foram instaladas da Praia do Farol, em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Porém, cerca de 55 já foram depredadas ou vandalizadas.

O corre nosso de cada dia: negócios que impulsionam comunidades na RMR

0
Acervo pessoal/Mauro Marley
O corre nosso de cada dia: negócios que impulsionam comunidades no Grande Recife – Letícia Rodrigues
CBN Recife
0:00
0:00

Alguns sonhos são grandes demais para caber em uma única história. Nas favelas brasileiras, onde as vivências são naturalmente coletivas, não seria diferente. Para alguns, fazer seu negócio prosperar significa, acima de tudo, abrir caminhos para o desenvolvimento do território ao qual pertencem. 

Aos 32 anos, Mauro Marley, o ‘Marley Du Corte’, faz parte dos 65% que enxergam no empreendedorismo uma maneira de alavancar seu território, segundo o Instituto Data Favela. “Eu sou uma pessoa que utilizou dois meios que tinha para tentar fazer uma forma de resistência dentro da própria comunidade, já que o quadro da beleza não é muito direcionado ao público negro e periférico”, conta o empreendedor.

Leia também – O corre nosso de cada dia: sonhos que sobrevivem com o empreendedorismo

Nascido e criado na comunidade do Alto de Santa Isabel, na Zona Norte do Recife, Marley comanda uma barbearia que, sem dúvidas, carrega a identidade do lugar onde cresceu e hoje é o seu meio de vida. No espaço, ele aposta na valorização do estilo das ruas, com referências estéticas da cultura negra e periférica. 

Acervo pessoal/Marlon Marley

Para priorizar a vivência de cada um que senta na cadeira da barbearia em busca de autoestima, pertencimento e cuidado, Marley adotou um valor social para os moradores da comunidade e de favelas adjacentes. Além disso, ele também participa de ações em outras periferias da cidade para realizar atendimentos gratuitos.

“Deixa de ser sobre o dinheiro, né? Passa a ser sobre se olhar no espelho e se sentir bem, se sentir acolhido, porque normalmente não são. E para mim é essa sensação maravilhosa de ‘eu também consigo e também posso estar aqui nesse lugar que também me pertence’. Eu me vejo realizado por ter conseguido chegar neste lugar que eu estou e conseguindo, ainda assim, fazer com que outras pessoas também acessem esse produto”, reflete.

Acervo pessoal/Mauro Marley

Apesar da importância da teoria, Marley defende que nem todo aprendizado do empreendedorismo vem de cursos, planilhas ou técnicas específicas. Parte dele nasce das conversas, das trocas e do contato olho no olho. “Ter amizades dentro do negócio, inclusive dentro da periferia, é um auxílio muito bom. Poder conhecer pessoas que também conseguiram se realizar dentro da sua comunidade e, a partir do diálogo, conseguir ser direcionados para caminhos, sejam eles de leis e direitos a contabilidade e contas, por exemplo”.

Mais do que consolidar a própria trajetória, Marley quer ver esse movimento alcançar outras pessoas. “Meu sonho é conseguir fazer com que essa ideia se propague”, afirma. E é com essa troca de experiências que os territórios se movimentam. Afinal, o dia a dia nas favelas exige colaboração para que, juntos, esses empreendedores possam vencer obstáculos enraizados, que persistem e que nem sempre se resolvem com talento, esforço ou disposição para trabalhar – quando o que muitas vezes falta é: oportunidade. 

PL, PT e União Brasil recebem maior quantia do FEFC, segundo o TSE

0
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os valores do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) destinados aos partidos políticos para as Eleições Gerais de 2026. No total, cerca de R$ 4,9 bilhões serão distribuídos entre 30 legendas, conforme os critérios estabelecidos na legislação eleitoral.

Segundo o TSE, o Partido Liberal (PL) foi a sigla com maior valor destinado pelo FEFC, com cerca de R$ 881,7 milhões. Em seguida, estão o Partido dos Trabalhadores (PT), com aproximadamente R$ 615,4 milhões, e o União Brasil, com cerca de R$ 526,2 milhões.

O FEFC é constituído por recursos públicos destinados ao financiamento das campanhas eleitorais. A distribuição entre os partidos observa critérios definidos em lei, com base na representatividade dos partidos no Congresso Nacional.

Confira os valores destinados a cada partido político para as Eleições 2026:

Reprodução/TSE

Ainda de acordo com TSE, do total disponível, 2% são divididos igualmente entre todos os partidos com estatuto registrado no TSE; 35% são distribuídos proporcionalmente aos votos obtidos pelas legendas na última eleição geral para a Câmara dos Deputados; 48% são repartidos de acordo com o número de representantes eleitos para a Câmara dos Deputados e 15% são divididos conforme a representação dos partidos no Senado Federal.

Cemit faz reunião extraordinária após novos incidentes com tubarão na RMR

0
Lucas Arruda/CBN Recife

Após os dois incidentes com tubarões nas praias de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, e de Boa Viagem, no Recife, entre os dias 31 de maio e 1° de junho, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) convocou uma reunião extraordinária, nesta quinta-feira (4), no Parque Estadual Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife.

Secretarias da gestão estadual e órgãos como o Samu, o Corpo de Bombeiros e o ICMBio, integrantes do Cemit, participam da reunião. Além da dinâmica dos últimos dois casos, que vitimaram uma criança de 11 anos e uma jovem de 19 anos, internados no Hospital da Restauração (HR), temas como as ações de prevenção e educação ambiental praticadas na faixa litorânea estão na pauta.

Esta é a segunda reunião extraordinária realizada pelo Cemit em 2026. A primeira foi em fevereiro, após o incidente na praia de Del Chifre, em Olinda, no mês de janeiro. No último domingo (31), João Lucas Nemezio, de 11 anos, foi mordido por um tubarão da espécie cabeça-chata na praia de Piedade, em Jaboatão. Pouco mais de 24h depois, Marcela Vitória de Lima, de 19 anos, também acabou sendo mordida; dessa vez, por um animal da espécie tigre, na Praia de Boa Viagem, no Recife.

Até a última atualização feita pelo HR, eles permanecem em estabilidade clínica, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e já respiram sem ajuda de aparelhos.

Incidentes

Desde 1992, Pernambuco registra 84 incidentes com tubarões, incluindo o Grande Recife e o arquipélago de Fernando de Noronha. O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), presidido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semas-PE), informou que, em janeiro de 2025, 150 novas placas de alerta indicando perigo para o banho de mar – diante da presença de animais marinhos na água – foram instaladas da Praia do Farol, em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Porém, cerca de 55 já foram depredadas ou vandalizadas.

Estrada dos Macacos, em Aldeia, é interditada para obras de requalificação

0
Divulgação/DER

O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) realiza, a partir desta quinta-feira (4), uma obra de requalificação da Estrada dos Macacos, localizada no distrito de Aldeia, em Camaragibe, no Grande Recife. A intervenção visa melhorar as condições de mobilidade, segurança viária e conforto para os usuários da via.

Segundo o DER, durante a execução dos serviços, o trecho em obras será interditado. O prazo estimado para a execução desta etapa é de cinco dias, podendo sofrer ajustes conforme as condições operacionais e climáticas. Neste período, os usuários da via precisarão utilizar rotas alternativas. 

Para os motoristas que trafegam pela BR-101 com destino à PE-027 (Estrada de Aldeia), durante a execução dos serviços na Estrada dos Macacos, devem optar pela PE-016 ou pela PE-005 para acessar a Estrada de Aldeia. 

Confira as alternativas:

Linha verde:  Estrada dos Macacos 

Rota 1 (vermelho): BR-101 → PE-016 → acesso à PE-027 no km 13 → segue no sentido decrescente da rodovia

Rota 2 (azul): BR-101 → PE-005 → acesso à PE-027 → segue no sentido crescente da via

Os sentidos indicados são válidos para quem sai da BR-101. Para os condutores que estiverem trafegando pela PE-027, o sentido é o inverso.

Processos licitatórios da administração pública em PE serão gravados em áudio e vídeo

0
Plenário da Alepe - Lucas Arruda/CBN Recife

Em até 90 dias, todos os processos licitatórios presenciais realizados pela Administração Pública de Pernambuco devem ser gravados em áudio e vídeo. A medida está contemplada na Lei nº 19.245, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (3) – fruto da aprovação do projeto nº 40/2023 na Assembleia Legislativa (Alepe). A matéria foi apresentada pelo deputado Romero Sales Filho (PSD), com o objetivo de promover mais transparência.

Segundo a nova lei, a captação do processo deve ser feita desde a abertura dos envelopes com os documentos de habilitação das empresas concorrentes até a análise de que as propostas cumprem todos os requisitos previstos no certame. O julgamento, a classificação das propostas e a análise de recursos também devem ser registradas. 

Além disso, todas as gravações precisam ser arquivadas e disponibilizadas na internet à medida em que cada etapa for concluída. O texto está alinhado à normativa federal de Licitações e Contratos Administrativos, de 2021.

Justiça condena, pela segunda vez, homem que matou ex-mulher na Zona Oeste do Recife

0
Justiça condença, pela segunda vez, homem que matou ex-mulher na Zona Oeste do Recife - Reprodução/TV Globo

A Justiça de Pernambuco condenou o homem que matou a facadas a ex-companheira Priscilla Monnick Laurindo da Silva, em janeiro de 2022, no bairro do Zumbi, na Zona Oeste do Recife, a mais 20 anos de prisão pela tentativa de feminicídio contra a mesma vítima – nove meses antes do assassinato. Jorge Bezerra da Silva já cumpre pena de 29 anos e 8 meses pela primeira condenação. Cabe recurso à decisão. 

O júri popular ocorreu nesta quarta-feira (3), e de acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a pena definitiva considera regime inicial fechado por tentativa de homicídio qualificado, por motivo torpe, sem dar chance de defesa à vítima em um contexto de violência doméstica e familiar. À época, em abril de 2021, ele descumpriu uma medida protetiva e tentou matar a ex-companheira e a filha recém-nascida, fruto da relação entre o casal, a facadas.

A juíza Danielle Christine Silva Melo Burichel, da 3ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, ainda determinou que as ameaças ditas pelo réu no salão do júri contra a irmã da vítima sejam apuradas pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com a possibilidade de pedido de transferência para um presídio de segurança máxima. 

Jorge Bezerra permanece preso na Penitenciária de Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco, desde 25 de julho do ano passado, quando houve a primeira condenação. Diante das ameaças, a irmã da vítima pode ser atendida pelo Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas de Morte (Provita). Quanto à criança, ele deve continuar pagando a pensão alimentícia. 

Banco do Brasil promove mutirão de renegociação de dívidas em Pernambuco

0
Divulgação

O Banco do Brasil realizará, entre os dias 8 e 12 de junho, uma mobilização especial em Pernambuco para ampliar o acesso à renegociação de débitos por meio do programa Novo Desenrola Brasil, iniciativa do Governo Federal. Durante o período, todas as agências da instituição no estado funcionarão com abertura antecipada de uma hora para atender clientes interessados em regularizar sua situação financeira.

A expectativa é beneficiar mais de 60 mil pernambucanos, proporcionando alternativas para redução do endividamento, retirada de restrições cadastrais e recuperação do acesso ao crédito. Entre as condições oferecidas estão juros limitados a 1,99% ao mês, parcelamento em até 48 vezes e descontos que podem alcançar 90% do valor total da dívida.

Além dos clientes contemplados pelo programa Desenrola, o Banco do Brasil também disponibilizará opções especiais de negociação para aqueles que precisam regularizar contratos e operações que não se enquadram nas regras da iniciativa federal.

Os interessados também poderão obter informações e aderir às condições de renegociação pelos canais digitais do banco, incluindo o aplicativo BB, o WhatsApp (61 4004-0001) e o portal oficial da instituição.

Corpus Christi no Recife terá missas, procissões e tradicionais tapetes de fé

0
Ana Clara Marinho/TV Globo
Ana Clara Marinho/TV Globo

As celebrações de Corpus Christi movimentam igrejas e comunidades do Recife e Região Metropolitana nesta quinta-feira (4), com programação que inclui missas solenes, procissões e a tradicional confecção de tapetes religiosos. Um dos destaques é a celebração presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, às 16h, na Paróquia do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, no bairro do Espinheiro, seguida de procissão pelas ruas da região.

No bairro de São José, a Paróquia de São José realiza missa solene às 11h, também seguida de procissão. A comunidade preparou um extenso tapete de serragem e areia que liga a igreja matriz ao Pátio do Terço, mantendo viva uma das tradições mais simbólicas da data. À noite, a programação inclui um concerto com 150 músicos e o Coro da Universidade Federal de Pernambuco, sob regência do maestro Flávio Medeiros, com ensaio marcado para às 16h30.

A confecção dos tapetes, expressão popular de fé e arte, ocorre desde a quarta-feira (3) em diversas paróquias, como Nossa Senhora do Bom Parto, em Campo Grande; Cristo Redentor, no Jordão Alto; São Francisco de Assis, em Paulista; além de igrejas em Casa Forte, Alto do Pascoal, Morro da Conceição e Alto Santa Isabel. Em Jaboatão dos Guararapes, a Paróquia de Santo Amaro realiza a montagem dos tapetes na própria quinta-feira, ao longo da ladeira que leva o nome do santo, reunindo fiéis em um dos momentos mais tradicionais da celebração católica.

Professora morre após ser atropelada por carreta na Imbiribeira, no Recife

0
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo

Uma professora de 37 anos morreu após ser atropelada por uma carreta na Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. A vítima foi identificada como Juliana Maria de Souza, que trabalhava em uma escola particular no bairro do Ipsep. O acidente aconteceu quando ela trafegava de bicicleta pela via.

De acordo com informações da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a carreta vinha da Rua Noruega e realizava uma conversão à direita no momento da colisão. A ciclista teria ficado em um ponto cego do motorista e acabou sendo atingida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas Juliana não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A bicicleta ficou presa sob um dos pneus dianteiros do veículo, que chegou a bloquear a via e provocar congestionamento.

Familiares informaram que Juliana fazia diariamente o trajeto entre o trabalho e sua casa, localizada na Ilha de Deus, e que, no momento do acidente, retornava para almoçar antes de seguir com as atividades profissionais. A Polícia Militar isolou a área para perícia, e o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro.