Escute ao Vivo
Início Site Página 26

Operação fiscaliza 19 postos de combustíveis no Grande Recife e Agreste de Pernambuco

0
Reprodução MPPE

Dezenove postos de combustíveis localizados no Grande Recife e no Agreste pernambucano estão sendo alvo de uma operação de fiscalização realizada nesta quarta-feira (3). A iniciativa busca apurar possíveis irregularidades fiscais e garantir o cumprimento das normas de proteção ao consumidor.

Batizada de “Ativos de Carbono – Fase III”, a operação é coordenada pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Pernambuco (CIRA/PE), com participação de diversos órgãos estaduais e municipais.

As investigações tiveram início a partir da análise de informações fiscais e operacionais referentes ao período entre 2025 e o começo de 2026. O levantamento identificou indícios de sonegação fiscal envolvendo um contribuinte específico do setor de combustíveis.

A partir dos resultados preliminares, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE) ampliaram as apurações, o que levou à inclusão de outros 18 estabelecimentos na fiscalização.

A operação é conduzida pela Diretoria-Geral de Operações Estratégicas da SEFAZ-PE, em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON). Também participam da ação representantes do Ministério Público, além das polícias Militar e Civil.

O objetivo é verificar possíveis fraudes tributárias, irregularidades operacionais e eventuais descumprimentos das normas que garantem os direitos dos consumidores.

O CIRA/PE é formado por diferentes órgãos do Estado, entre eles o Ministério Público de Pernambuco, a Secretaria da Fazenda, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Defesa Social (SDS), atuando de forma integrada no combate à sonegação fiscal e à recuperação de ativos públicos.

Caminhada do Forró celebra tradição junina e reúne atrações no Bairro do Recife

0
Andrea Rego Barros PCR

O Bairro do Recife será palco de mais uma edição da tradicional Caminhada do Forró na próxima quarta-feira (11). O evento, que chega à sua 21ª edição, promete transformar as ruas do centro histórico da capital pernambucana em um grande arraial a céu aberto, reunindo música, dança e celebração da cultura nordestina.

A concentração está marcada para às 18h, na Rua da Moeda, e a expectativa da organização é receber cerca de 20 mil participantes. O cortejo terá início às 19h, seguindo em direção à Praça do Arsenal ao som de um mini-trio comandado pela banda Chinelo Rasgado, que contará ainda com participações especiais de diversos artistas convidados.

O percurso passará pelas ruas Mariz e Barros, Apolo, Barbosa Lima e Bom Jesus até chegar ao destino final, onde o público poderá acompanhar uma programação com mais de 13 atrações musicais.

Neste ano, a homenagem da Caminhada do Forró será dedicada às mulheres que desempenham papel fundamental na preservação e divulgação da cultura forrozeira. Cantoras, sanfoneiras, zabumbeiras, pandeiristas e triangulistas serão celebradas durante a festa.

Um dos momentos mais aguardados da programação será a apresentação de uma Orquestra Sanfônica formada exclusivamente por mulheres. O grupo reunirá instrumentistas como Terezinha do Acordeon, Karol Maciel, Flávia Soares, Nilva do Acordeon e Verônica Sanfoneira, além da participação de 17 mulheres tocando triângulo.

A programação de shows também contará com apresentações de artistas consagrados do forró e da música nordestina, entre eles Josildo Sá, Cristina Amaral, Cezzinha, Silvério Pessoa, Geraldinho Lins, Nádia Maia, Rogério Rangel, Pecinho, Juba, Joyce Alane, Liv Moraes e André Macambira.

Além das atrações já confirmadas, a organização promete uma surpresa especial para o público.

Doutores da Alegria levam espetáculo junino a hospitais públicos do Recife

0
Divulgação
Divulgação

O grupo Doutores da Alegria realiza, entre os dias 10 e 16 de junho, mais uma edição do “São Joãozinho”, levando cortejos juninos e o espetáculo Presepada de São João a cinco hospitais públicos do Recife. A programação contempla unidades como o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, o Procape, o Hospital da Restauração e o Hospital Barão de Lucena, com apresentações voltadas principalmente para crianças e acompanhantes nas alas pediátricas.

A iniciativa reúne música ao vivo, forró pé de serra e encenações inspiradas na cultura nordestina, com destaque para a peça baseada em cordel que narra as confusões de um casamento junino. O espetáculo conta com personagens cômicos e situações típicas do período, envolvendo noivos, santos e figuras populares. Para a temporada 2026, os artistas passaram por preparação musical, reforçando a importância da trilha sonora como ferramenta de conexão com o público hospitalar.

Fundada em 1991, a organização atua na interseção entre arte e saúde, promovendo intervenções artísticas em hospitais públicos de cidades como Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. Com atuação contínua ao longo do ano, o grupo reforça, em datas festivas, o papel da cultura como elemento de acolhimento e humanização. As atividades são gratuitas para os hospitais e financiadas por doações e incentivos fiscais, garantindo a continuidade das ações e a formação de novos artistas.Mais informações: www.doar.doutoresdaalegria.org.br

Corpus Christi: confira o que abre e o que fecha em Pernambuco

0
Divulgação/CDL
Divulgação/CDL

O dia de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (4), não provocará mudanças significativas no funcionamento de serviços e do comércio em Pernambuco. Apesar de tradicionalmente ser associado a folgas e emendas, a data não é considerada feriado nacional, mas sim ponto facultativo. No estado, o governo optou por transferir esse ponto facultativo para o dia 23 de junho, véspera de São João, o que mantém o expediente normal nesta semana.

Com isso, órgãos públicos estaduais funcionam normalmente, enquanto a Prefeitura do Recife ainda não divulgou posicionamento oficial até a última atualização da reportagem. No setor privado, a tendência também é de rotina habitual. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) e o Sindilojas, o comércio do Centro e dos bairros da capital pernambucana abre sem alterações, seguindo entendimento de que a data não é feriado na cidade.

Nos shopping centers da Região Metropolitana do Recife (RMR), o funcionamento também ocorre em horário padrão. Estabelecimentos como Shopping Recife, RioMar, Tacaruna e Guararapes operam normalmente ao longo do dia, assim como centros comerciais em municípios vizinhos, como Olinda, Paulista, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes.

A principal exceção fica por conta das agências bancárias, que permanecem fechadas durante toda a quinta-feira, conforme orientação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Serviços como compensações bancárias, incluindo TED, não serão realizados no dia, embora o sistema Pix siga funcionando normalmente. O atendimento presencial será retomado na sexta-feira (5), onde não houver feriado local.

Confira os horarios de funcionamento dos shoppings centers da RMR: 

Recife

Shopping Recife – das 9h às 22h

RioMar Recife –  das 9h às 22h

Shopping Boa Vista – das 9h às 21h

Shopping Tacaruna – das 9h às 22h

Plaza Shopping –  das 9h às 22h

Shopping ETC – das 9h às 21h

Shopping de Afogados – das 9h às 20h

Olinda

Shopping Patteo Olinda – das 9h às 22h

Paulista

Paulista North Way Shopping –  das 9h às 22h

Camaragibe 

Camará Shopping – das 10h às 22h

Jaboatão dos Guararapes

Shopping Guararapes – das 9h às 22h

Cabo de Santo Agostinho 

Shopping Costa Dourada – das 9h às 22h

Igarassu 

Shopping Igarassu – das  9h às 21h

Moreno

Recife Outlet – das 9h às 21h

Homem volta a ser julgado por tentativa de feminicídio contra ex-companheira assassinada em 2022

0
Reprodução TV Globo

O Tribunal do Júri do Recife analisa nesta quarta-feira (3) o caso de Jorge Bezerra da Silva, acusado de tentar matar a ex-companheira, a cabeleireira Priscilla Monnick Laurindo da Silva, em abril de 2021. O réu já cumpre pena de 29 anos e 8 meses de prisão pelo feminicídio da vítima, cometido em janeiro de 2022.

Durante o julgamento, realizado no Fórum Thomaz de Aquino, no bairro de Santo Antônio, Jorge voltou a fazer ameaças contra familiares da ex-companheira. Em 2025, quando foi condenado pelo assassinato de Priscilla, ele também chegou a ser retirado da sessão após ameaçar o promotor responsável pelo caso e parentes da vítima.

De acordo com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a tentativa de feminicídio ocorreu em 10 de abril de 2021. Na época, Priscilla possuía uma medida protetiva contra o acusado, que utilizava tornozeleira eletrônica. Mesmo assim, ele teria rompido o equipamento, descumprido a determinação judicial e ido até a residência da vítima com a intenção de atacá-la.

Segundo a acusação, Priscilla estava na casa da mãe segurando a filha recém-nascida do casal quando foi surpreendida. Uma das facadas teria sido direcionada à criança, mas a mãe conseguiu protegê-la com a mão, evitando ferimentos mais graves.

O promotor Bruno Santacatharina afirmou que a irmã mais nova da vítima, que presenciou a agressão, foi fundamental para impedir que o crime fosse consumado naquele momento. Ao ouvir os gritos da adolescente pedindo ajuda aos vizinhos, Jorge fugiu do local e permaneceu foragido por um período. Priscilla sofreu intensa perda de sangue e precisou ser socorrida com urgência.

Familiares da vítima acompanham o julgamento e relatam viver sob constante medo devido às ameaças feitas pelo condenado. Joceane Paulino, mãe de Priscilla e responsável pela criação da neta, afirma que busca justiça pela filha e defende que o réu permaneça afastado do convívio social.

O feminicídio aconteceu em janeiro de 2022, na residência onde o casal morava, no bairro do Zumbi, Zona Oeste do Recife. Conforme as investigações, Jorge matou Priscilla com golpes de faca e asfixia por não aceitar o fim do relacionamento. Após o crime, ele fugiu e foi localizado pela polícia oito meses depois.

Caso seja condenado também pela tentativa de feminicídio, Jorge poderá perder benefícios relacionados à progressão de regime e às saídas temporárias previstas na execução penal.

O corre nosso de cada dia: sonhos que sobrevivem com o empreendedorismo

0
Acervo pessoal/Thiago Henrique
O corre nosso de cada dia: sonhos que sobrevivem com o empreendedorismo – Letícia Rodrigues
CBN Recife
0:00
0:00

É comum que, nas periferias, os sonhos sejam esquecidos nas rotinas quase intermináveis dos moradores. Em territórios marcados pela desigualdade, planejar um futuro precisa disputar espaço com a urgência de pagar as contas diante de questões como desemprego, preconceitos e falta de políticas públicas. É nesse cenário que o empreendedorismo pode ser uma alternativa para aqueles que se recusam a abandonar seus sonhos, mas também não podem abrir mão da sobrevivência. 

Neste ano, o Instituto Data Favela realizou uma pesquisa que apontou: ter o próprio negócio é o maior sonho profissional dos moradores das comunidades urbanas brasileiras, sendo compartilhado por 38% dos entrevistados. Para Thiago Henrique, morador da comunidade de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, esse sonho tem gosto, cheiro e até cardápio definido. “Meu sonho, pensando no meu futuro profissionalmente, é abrir uma cafeteria, viver do meu negócio”, conta.

Aos 22 anos, o jovem já faz do empreendedorismo uma realidade possível dentro da própria casa. Para complementar a renda familiar, faz bolos, doces e salgados sob encomenda. “Eu comecei a empreender vendendo empada na rua. No início foi mais por necessidade. Eu tinha 17 anos, já no último ano do ensino médio, quando tive a notícia de que eu ia ser pai”.

Leia tambémO corre nosso de cada dia: o empreendedorismo nas favelas do Grande Recife

Acervo pessoal/Thiago Henrique

Apesar de investir no instinto empreendedor desde muito cedo, Thiago ainda não consegue depender exclusivamente do seu negócio. Uma realidade que não é só dele, já que 19% de moradores de favelas afirmam que precisam conciliar as atividades autônomas com algum outro trabalho, segundo levantamento do Instituto Data Favela para a empresa VR. “Quando a gente é pai ou é mãe, a gente sempre busca aquela certeza de que não vai faltar nada. Então eu busquei um emprego de carteira assinada que me desse todos os meus direitos e me acobertasse”.

Além de trabalhar como porteiro, dar conta das encomendas e lidar com as responsabilidades da paternidade, o jovem também insiste em outro sonho: a graduação e, por isso, segue cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). “Eu nem sei dizer como eu concilio tudo isso, só sei que dá certo. A única coisa que eu não faço, por enquanto, é descansar”.

“Em frente a muitas dificuldades eu luto bastante para tentar construir alguma coisa. Eu nunca desisti, eu sempre insisti nisso, então eu acredito sim que eu sou um empreendedor”, afirma Thiago.
É fato que, nas favelas, tanto sonhar quanto empreender podem parecer caminhos incertos e exigem persistência. Mas também já é possível perceber como, cada vez mais, esses sonhos crescem junto ao território e ajudam a movimentar novas formas de pertencimento, de oportunidade e de coletividade.

Irmão de vítima de feminicídio tenta proteger mulher e também morre em Belo Jardim

0
Reprodução/Redes sociais

O irmão da vítima de feminicídio identificada como Karla, de 40 anos, que foi morta pelo ex-marido na noite do último domingo (31), também foi esfaqueado pelo suspeito, não resistiu aos ferimentos e morreu. O caso aconteceu no município de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. 

Na ocasião, Karla e o ex-marido estavam discutindo quando o suspeito desferiu golpes de faca contra a mulher. O irmão da vítima, identificado apenas como Antônio, de 34 anos, tentou proteger a irmã, mas também foi esfaqueado. 

Karla tentou fugir mas não resistiu e morreu em um terreno próximo a sua residência, onde o crime aconteceu. Antônio chegou a ser socorrido e  levado para uma unidade de saúde, mas também não resistiu e morreu. 

O suspeito, identificado como Everaldo, de 57 anos, foi preso pela Polícia Civil ainda na última segunda-feira (1). Ele foi levado à delegacia e após realização dos procedimentos cabíveis, ficou à disposição da justiça.

Vítimas de incidentes com tubarão no Grande Recife já respiram sem aparelhos, diz HR

0
Hospital da Restauração - Everaldo Silva/TV Globo

O Hospital da Restauração (HR), na bairro do Derby, na região central do Recife, atualizou, na manhã desta quarta-feira (3), o estado de saúde das duas vítimas de incidentes com tubarão nas praias de Piedade, em Jaboatão dos Gurarapes, e de Boa Viagem, na capital pernambucana. Os casos ocorreram no início da semana, em pouco mais de 24h, e em uma distância de 10 km.

De acordo com o HR, tanto João Lucas Castor Nemezio Sales, de 11 anos, quanto Marcela Vitória de Lima Santos, de 19 anos, permanecem em estabilidade clínica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ambos estão conscientes, já respiram sem ajuda de aparelhos e seguem sendo monitorados por profissionais de diferentes especialidades. 

No domingo (31), João Lucas foi mordido por um tubarão da espécie cabeça-chata na altura do Hotel Dorisol, na praia de Piedade, em Jaboatão. A criança teve ferimentos na perna e na mão esquerdas. Depois de ser estabilizado no Hospital da Aeronáutica, ele foi encaminhado para o Hospital da Restauração (HR), onde seguiu diretamente para o centro cirúrgico. Na unidade, houve a necessidade de amputação da perna esquerda.

Na tarde da segunda-feira (1º), pouco mais de 24h após o incidente com a criança, a jovem Marcela Vitória também foi mordida. Dessa vez, na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, por um tubarão tigre. Ela teve a perna amputada no momento da ocorrência, o que provocou perda significativa de sangue. Antes de seguir para o HR, Marcela passou pelo Hospital Alfa.

Doação de sangue

O HR reforça a necessidade de manutenção dos estoques de sangue para o atendimento de pacientes em estado grave. A Fundação Hemope convoca os voluntários aptos à doação a contribuírem. O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800-081-1535. Na capital pernambucana, o hemocentro fica na Rua Joaquim Nabuco, nº 171, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. O espaço fica aberto das 07h15 às 18h30.

No próprio Hospital da Restauração (HR) também funciona uma unidade de coleta de sangue, de domingo a domingo, das 7h15 às 17h30. Qualquer pessoa pode comparecer de forma espontânea. Grupos de doadores também podem se organizar para doar. É possível agendar o horário da doação, através do telefone 3181-5722.

O que é preciso para doar sangue?

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado.  Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, ou apresentar formulário de autorização.

PRF resgata 250 pássaros silvestres na BR-316, em Parnamirim, no Sertão

0
PRF resgata 250 pássaros silvestres na BR-316, em Parnamirim, no Sertão - Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 250 pássaros silvestres na BR-316, em Parnamirim, no Sertão de Pernambuco, na noite desta terça-feira (2). As aves eram transportadas de maneira inadequada em gaiolas e em um saco de nylon, tanto no porta-malas quanto nos bancos do passageiro de um carro.

Durante uma fiscalização na rodovia, uma equipe da PRF abordou o veículo e verificou diversas gaiolas. Algumas aves eram transportadas em um recipiente sem ventilação. O motorista informou que fazia a rota entre Valença do Piauí/PI e Campina Grande/PB – um percurso de mais de 215 quilômetros. Entre as espécies resgatadas estão papacapins, graunas e ferreiro.

O motorista foi encaminhado à Delegacia de Salgueiro, também no Sertão, e pode responder pelos crimes de tráfico de animais silvestres, maus tratos e receptação. Já as aves foram encaminhadas a um vivero e serão acompanhadas pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) para serem cuidadas, e em seguida, devolvidas à natureza.

Cemit aponta perda de mais de um terço das placas de alerta de tubarão por depredação

0
Cemit aponta perda de mais de um terço das placas de alerta de tubarão por depredação - Reprodução/Semas-PE

O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) aponta que mais de um terço das 150 placas instaladas no litoral pernambucano, há pouco mais de um ano, para alertar sobre a presença de tubarões na água, foram alvo de depredação ou vandalismo. Para a TV Globo, a secretária executiva do Cemit, Danise Alves, informou que apenas 95 permanecem no trecho entre a Praia do Farol, em Olinda, e a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.

“A gente pede que, por favor, respeitem as placas. Inclusive, é um alerta que faço agora. A gente instalou 150 novas placas, a gente tem 95 placas. Foram instaladas em janeiro de 2025. Já perdemos algumas, retiradas ou danificadas por pichações e depredações”, disse. O assunto volta a ser destacado após os dois incidentes com tubarões registrados no início da semana, em pouco mais de 24h, entre as praias de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, e Boa Viagem, no Recife.

De acordo com o Hospital da Restauração (HR), as vítimas permanecem internadas com quadro de estabilidade clínica na UTI. Tanto João Lucas Nemezio, de 11 anos, quanto Marcela Vitória, de 19 anos, estão conscientes, já respiram sem ajuda de aparelhos e permanecem sob monitoramento contínuo de uma equipe multiprofissional.

Para a CBN Recife, o Comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), Major Otávio, explicou que, na faixa de areia, as placas se somam a outros elementos de sinalização para alertar ao banhista para redobrar a atenção. As bandeirolas, por exemplo, indicam possibilidade de afogamentos, ocasionados por valas ou correntes de retorno.

“As placas são instaladas em locais de fácil visualização, como nos acessos às praias, desde Olinda até o Cabo de Santo Agostinho. Como não é possível que haja lançamentos de guarda-vidas em toda essa extensão, elas auxiliam com as principais informações para que as pessoas evitem o banho de mar diante do alerta sobre a presença de animais marinhos na água, principalmente tubarões”, reforçou.

Em 36 anos, Pernambuco registrou 84 incidentes com tubarão. Desse total, 70 casos ocorreram no Grande Recife, sendo três apenas em 2026. Na capital pernambucana, em janeiro do ano passado, 60 placas de sinalização foram instaladas pelo governo estadual.