Advogados solicitam abertura de processo por discriminação contra vereadora em Arcoverde
Existe um pedido de cassação protocolado contra a parlamentar

Foto: Reprodução/ Tv Câmara Arcoverde
A Câmara de Vereadores de Arcoverde repudiou a fala da vereadora Zirleide Monteiro, do PTB, e afirmou que não admite nenhum tipo de preconceito. A casa disse, ainda, que está analisando o comportamento da vereadora junto ao jurídico, mas que já existe um pedido de cassação protocolado contra a parlamentar.
A nota foi emitida após a vereadora afirmar, durante sessão na última segunda-feira, que uma mãe estava sendo "castigada por Deus" por ter um filho com deficiência (PCD). A declaração foi dada após uma moradora da cidade compartilhar um vídeo em que a parlamentar cai. Por se sentir “ofendida”, Zirleide atacou a mulher, mas também pessoas com deficiência, seus familiares, militantes da causa e a sociedade de modo geral.
Após a fala de Zirleide, o presidente da Câmara, Wevertton Siqueira, ordenou que a parlamentar se retratasse, mas ela só pediu desculpas a outras famílias de pessoas com deficiência, mas não à mulher e ao filho a quem destinou o insulto.
A Ordem de Advogados de Pernambuco (OAB-PE) também se manifestou e lembrou que a Lei Brasileira da Inclusão prevê pena de 1 a 3 anos de prisão por crime de capacitismo. Uma comissão de advogados apresentou notícia-crime ao Ministério Público de Pernambuco contra a vereadora.
Diversas ONGs que atendem pessoas com deficiência emitiram nota criticando a postura da vereadora que desativou seu perfil das redes sociais e até o momento não se manifestou sobre o ocorrido.
Ouça a matéria da repórter Aline Melo clicando no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/11/2023
Senado aprova PL que taxa fundos dos super-ricos; texto aguarda sanção de Lula
A taxação é uma promessa eleitoral da campanha de Lula, que quer incluir...
- Por REDAÇÃO
- 30/11/2023
Câmara aprova PL que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional
A data será chamada Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
- Por REDAÇÃO
- 30/11/2023
Aumento da contribuição do Sassepe preocupa servidores estaduais
As alíquotas atuais de desconto para servidores vão de 5,4% a 6,2%...
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2023
Por unanimidade, Fred Loyo é eleito presidente do PSDB em Pernambuco
Fred, que nunca ocupou cargo público, assume a cadeira, antes ocupada pela...
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2023
Recife vai se tornar cidade-irmã de Veneza
A formação de cidades-irmãs tem o objetivo de estabelecer acordos de...
- Por REDAÇÃO
- 28/11/2023
Vereadores do Recife aprovam orçamento de R$8,2 bilhões para o município em 2024
Ao todo, 98 emendas à proposição foram apresentadas pelos vereadores,...