Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

Alfabetização de crianças ainda é desafio para o Brasil, afirmam especialistas

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Foto: Reprodução/G1

08/09/2023
    Compartilhe:

O Dia Mundial da Alfabetização reserva a data desta sexta-feira (8) para abrir uma discussão sobre o cenário da educação no Brasil, que ainda apresenta índices consideráveis de analfabetismo. De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a partir das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) dos anos de 2019 e 2021, 54,8% das crianças avaliadas foram consideradas alfabetizadas -  o que revela uma redução no desempenho da alfabetização no país.

Os números continuaram a cair em 2021, onde o percentual registrou 49,4%. Para se ter uma ideia, o Saeb considera alfabetizadas as crianças que atingem a nota mínima de 743 - que tenham plena capacidade para ler palavras, frases e pequenos textos; localizar informações na superfície textual; escrever ortograficamente palavras com regularidades diretas entre fonemas e letras e escrever textos que circulam na vida cotidiana, ainda que com desvios ortográficos e de segmentação.

Esse déficit educacional foi ainda mais ampliado com a pandemia, que cortou o acesso das camadas  marginalizadas - negros e moradores das zonas rurais. 

Para combater os índices, o governo federal lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, cujo objetivo é  "garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental; além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano, afetadas pela pandemia."

Cada estado (em parceria com os municípios) deverá desenvolver sua política territorial, e as medidas serão avaliadas e apoiadas financeiramente pela União.  

Confira as informações com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook