Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

MPA abre inscrições para 2ª edição do Jovem Cientista da Pesca Artesanal em Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

Programa oferece 50 bolsas para estudantes da rede pública desenvolverem projetos de iniciação científica ligados à pesca artesanal

14/08/2025
    Compartilhe:

Programa oferece 50 bolsas para estudantes da rede pública desenvolverem projetos de iniciação científica ligados à pesca artesanal

Foto: Reprodução/GOV

Estudantes do ensino médio da rede pública de Pernambuco têm até 30 de setembro para se inscrever na 2ª edição do Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal, promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). A iniciativa vai conceder 50 bolsas mensais de R$ 300 para jovens interessados em desenvolver projetos de iniciação científica relacionados à pesca artesanal.

De 19 a 22 de agosto, representantes da Secretaria Nacional da Pesca Artesanal (SNPA) estarão no estado para divulgar o edital e esclarecer dúvidas. O secretário da SNPA, Cristiano Ramalho, participará de encontros em escolas, universidades e comunidades pesqueiras do litoral pernambucano, detalhando as regras de participação. Entre os critérios, é necessário que o estudante tenha Registro de Pescador Profissional (RGP) ou seja parente próximo de um pescador registrado, e que os projetos sejam apresentados por professores de instituições de ensino superior em parceria com docentes da rede estadual.

O programa integra o “Povos da Pesca Artesanal” e busca incentivar a pesquisa e a valorização do setor, abrangendo temas como cadeia produtiva, segurança alimentar, educação, inovação, cultura, turismo de base comunitária e combate ao racismo ambiental. A ação pretende fortalecer a relação entre conhecimento científico e saberes tradicionais, estimulando novas soluções para desafios enfrentados pelas comunidades pesqueiras. O edital está disponível no PDF.

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook