O objetivo é evitar que a rede de telecomunicações cause mais transtornos aos usuários.

Foto: Reprodução/G1
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu que vai adotar um “código não geográfico” para a identificação de ligações de cobrança. Agora, vai ser mais fácil para detectar as chamadas de telemarketing, que passam a ser identificadas pelo Código Não Geográfico 0304, nos moldes do que já foi feito para o código 0303.
Uma das justificativas utilizadas para a decisão é de que a atividade de cobrança é “ofensora em igual ou maior peso que a atividade de telemarketing em termos de volume de chamadas curtas no Brasil”. O objetivo é evitar que a rede de telecomunicações cause mais transtornos aos usuários.
Para poder implementar a medida, a Anatel vai realizar uma consulta pública pelo prazo de 60 dias com o objetivo de regulamentar o procedimento operacional. A partir daí, as empresas terão 180 dias para executar o plano.
Em nota, a Anatel ressalta que cabe à União, por intermédio do órgão regulador, disciplinar e fiscalizar o funcionamento das redes de telecomunicações.
Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...