Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Bebê de 11 meses com quadro respiratório grave não resiste e falece em fila de espera da UTI Neonatal em Pernambuco

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A criança, nascida prematuramente, apresentava bronquiolite viral aguda, pneumonia e anemia

A criança, nascida prematuramente, apresentava bronquiolite viral aguda, pneumonia e anemia

Foto: Reprodução / G1

24/05/2022
    Compartilhe:

Faleceu nesta segunda-feira (23), no Hospital Barão Lucena (HBL), localizado na Iputinga, Zona Oeste do Recife, um bebê de 11 meses devido a parada cardíaca em decorrência de bronquiolite viral aguda, anemia e pneumonia. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), ele chegou à unidade, no último sábado (21), em estado grave, transferido da UPA do Curado para a emergência pediátrica do Barão de Lucena. A criança foi imediatamente internada com quadro de insuficiência respiratória. 

Ainda de acordo com a SES-PE, o bebê foi intubado e colocado em ventilação mecânica. No dia em que veio a óbito, os batimentos cardíacos da criança apresentaram bradicardia (quando irregulares e/ou lentos). Ele sofreu parada cardíaca, e não respondeu às manobras de reanimação.

Em Pernambuco, a falta de leitos de UTI infantil e neonatal para comportar crianças com quadros respiratórios graves tem feito crescer a fila de espera para o público.

Em coletiva de imprensa realizada na última terça-feira (17) para tratar do assunto, o Secretário André Longo detalhou como tem se desenvolvido a situação no estado e aproveitou, também, o momento para relembrar a importância da vacinação do público infantil.

Atualmente, segundo dados do painel de ocupação de leitos totais de Pernambuco, o estado tem 82 pessoas na fila de espera para leitos em UTI. Dessas 82, 9 são para a UTI Neonatal e 72 para a UTI Infantil. Já a fila de espera para leito em enfermaria são 21 solicitações, sendo 3 para adultos e 18 para enfermaria infantil.

Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio, disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook