A análise identificou que os saques de dinheiro em caixas eletrônicos e agências apresentaram queda significativa desde o começo da pandemia

Foto: Reprodução / G1
Desde a criação do Pix em novembro de 2020, os brasileiros têm usado cada vez menos o dinheiro em espécie. Essa é a conclusão do estudo Evolução de Meios Digitais para a Realização de Transações de Pagamento no Brasil, do Banco Central. A análise identificou que os saques de dinheiro em caixas eletrônicos e agências apresentaram queda significativa desde o começo da pandemia. Para se ter uma ideia, em 2019 os saques somavam R $3 trilhões. Em 2020, o total caiu para R $2,5 trilhões e para R $2,1 trilhões, em 2021 e 2022.
Já as transações por meio do Pix fecharam 2020 com R $180 milhões. No ano seguinte, R $9,43 bilhões, e em 2022, R $24,05 bilhões. Essa substituição na modalidade de transferência pode ser justificada pelas mudanças comportamentais causadas pela pandemia, de acordo com o BC.
O Banco Central afirma que a quantidade expressiva de transações com cartões de débito e pré-pago são influenciadas pela expansão das instituições financeiras.
“Essas instituições vêm tendo papel relevante na inclusão financeira, ao proporcionar contas de pagamento a pessoas que anteriormente não tinham nenhum relacionamento com o sistema financeiro, sendo, por exemplo, as instituições em que muitos jovens iniciam seu relacionamento com o sistema financeiro”
Ouça a notícia com a repórter Lara Sá clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...