Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

CBN Recife é finalista do Prêmio ABMES de Jornalismo com reportagem sobre IA


Por: REDAÇÃO Portal

A matéria, única finalista de Pernambuco, está entre as 21 melhores do Brasil

04/07/2025
    Compartilhe:

A matéria, única finalista de Pernambuco, está entre as 21 melhores do Brasil

Foto: Reprodução/CBN Recife

A CBN Recife é finalista do Prêmio ABMES de Jornalismo, na categoria regional de áudio, pelo segundo ano consecutivo. A reportagem “Universidades de Pernambuco inovam com oferta de graduações em Inteligência Artificial”, produzida por Lucas Arruda, com edição de Daniele Monteiro e sonorização de Lucas Barbosa, está entre as 21 melhores produções do Brasil.

A Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) realiza, em 2025, a 8ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo. E neste ano, foram inscritos 326 trabalhos de todo o país, avaliados pelo júri formado por membros da Academia Brasileira de Letras (ABL): Arnaldo Niskier, Antonio Carlos Secchin e Merval Pereira.

Para a supervisora de conteúdo da CBN Recife, Daniele Monteiro, chegar à final do Prêmio ABMES de Jornalismo pelo segundo ano seguido mostra a relevância do trabalho feito pela reportagem da CBN, tanto em escala regional quanto nacional.

“É saber que estamos fazendo jornalismo como ele deve ser feito. É um jornalismo que presta serviço à sociedade, um jornalismo que olha o movimento e as transformações do mundo, e como essas transformações vão modificar e impactar a vida das pessoas. É gratificante fazer parte de um projeto que tem o papel de transformar realidades. Então, estou feliz e estou orgulhosa. Esse é um trabalho que construímos juntos”, ressaltou.

Saiba mais sobre a reportagem

A reportagem “Universidades de Pernambuco inovam com oferta de graduações em Inteligência Artificial” aborda algo recente nos cursos de graduação da Universidade Federal (UFPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Ambas as instituições, de renome nacional, estão dando os primeiros passos com os bacharelados em Inteligência Artificial. 

Ainda nas áreas de IA e tecnologia, a Uninassau também compõe a matéria como exemplo de trabalho de sucesso desenvolvido no estado. 

Foto: Reprodução/CBN Recife

O repórter Lucas Arruda destaca que, além de um texto que se propõe a ser versátil e interessante para atrair a atenção do ouvinte, a produção finalista do Prêmio ABMES de Jornalismo vai além da discussão sobre o futuro.

“Na reportagem, trazemos a realidade do ensino superior nos dois ambientes: o público e o privado. Falamos sobre inovação, mas também falamos sobre ética, porque não dá para separar as duas coisas. E sobretudo, discutimos a importância da formação. Mais do que saber utilizar o ChatGPT, é preciso entender como esses mecanismos funcionam. Afinal, são cada vez mais parte do nosso cotidiano. Na própria matéria utilizamos Inteligência Artifical e fiz questão que o ouvinte soubesse disso. É uma grande honra fazer parte desse time”, comemorou.

Em Pernambuco, a CBN Recife é o único veículo finalista do Prêmio ABMES de Jornalismo. Os vencedores serão conhecidos em Brasília (DF), no dia 5 de agosto, data que também marca a celebração de 43 anos da associação.

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook