A informação foi repassada pelo secretário de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho em entrevista ao CBN Total

Foto: Simone Santos/Projeto Praia Limpa
As manchas de petróleo continuam a chegar no litoral pernambucano. Nesta segunda-feira (21), foram confirmadas 5 praias do município de Sirinhaém e do Cabo de Santo Agostinho atingidas pelo óleo. De acordo com o resumo da operação, que tem por objetivo monitorar o avanço dos prejuízos, foi detectado a presença da substância nas praias de Sirinhaém, Paiva, Itapuama, Pedra do Xaréu e Gaibu. Ainda de acordo com relatório, foram implantadas barreiras nos Rio Persinunga (São José da Coroa Grande), Rio Una (Barreiros), Rio Mamucabas (Tamandaré) e Rio Maracaípe (Ipojuca).
Em entrevista ao CBN Total desta segunda-feira (21), o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco José Bertotti, pontuou que o trabalho realizado tem como prioridade detectar as manchas e retira-las da água antes que elas alcancem a praia.”A preocupação é fazer essa coleta antes que o óleo chegue na praia. No Paiva e na praia de Enseada dos Corais todo material foi recolhido. Quando a situação é de risco, se impõe um cuidado especial, por isso precisamos direcionar equipes técnicas especializadas” afirmou o secretário. Segundo Bertotti, a operação conta com um conjunto de equipamentos que auxiliam o trabalho das equipes.”Os equipamentos que possuímos hoje são 3 helicópteros, 30 viaturas, 7 caminhões, 2 tratores, 6 barcos, um navio patrulha da Marinha e um navio da Petrobras. Os instrumentos são usados para monitorar permanentemente o oceano e a localização das manchas” comentou. O secretário de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho, Fábio Fonseca, comentou que ontem ocorreu o primeiro registro na praia de Suape.” Ontem registramos a primeira ocorrência, na praia de Suape. Tivemos que instalar rapidamente uma base da defesa civil municipal naquela praia e mobilizar todas as equipes. Nós acreditamos que foram retiradas em torno de 150 toneladas de resíduos até o momento” pontuou o secretário.
Confira no Play acima a entrevista completa de José Bertotti e Fábio Fonseca para o programa CBN Total desta segunda-feira (21)
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Regularização fundiária do Governo Federal beneficia 5 mil famílias em PE
Programa Novo PAC Periferia Viva
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Prefeitura do Recife divulga resultado do edital Jovens no Clima 2025
Ao todo, 18 projetos foram escolhidos
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Homem mata colega de trabalho com uma chave de fenda após discussão em oficina do Recife
A Polícia Militar de Pernambuco afirmou que deu inícios às diligências,...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Flávio Dino vai ministrar aula magna na UFPE e receber título de Doutor Honoris Causa da instituição
O evento será em 5 de maio, às 9h30, no Campus Recife
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
ADEPPE empossa nova diretoria nesta quinta-feira para o triênio 2025-2028
O delegado Diogo Victor será reconduzido à presidência