Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Com superlotação nas UTIs, Pernambuco deve dobrar número de leitos para crianças

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Em coletiva, o Secretário Estadual de Saúde, afirmou que Estado acompanha de perto o aumento expressivo na fila de espera por leitos de UTI

Em coletiva, o Secretário Estadual de Saúde, afirmou que Estado acompanha de perto o aumento expressivo na fila de espera por leitos de UTI

Foto: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

18/05/2022
    Compartilhe:

Pernambuco registrou um aumento no número de bebês e crianças que esperam por vagas de UTI. A lista enviada pelo Governo do Estado ao Ministério Público aponta que 11 bebês e 80 crianças aguardam na fila, totalizando 91 casos. Desse total, 62 casos são de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave.

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde da Capital por meio de nota, informou que acompanha de perto a listagem da ocupação de UTI e enviou um ofício ao Secretário Estadual de Saúde, André Longo, para que as razões do expressivo aumento na fila de espera por leitos de UTI, sejam apresentadas no prazo de 72 horas e quais as providências serão adotadas para a solução do problema.

A Secretaria Estadual de Saúde convocou coletiva de imprensa no fim da tarde desta quarta-feira para esclarecer o que o estado está fazendo para minimizar esse problema.

Além dessas medidas, profissionais de saúde da rede estarão sendo capacitados e convocados para reforçar os plantões nas unidades e principais emergências do Estado.

O Secretário André Longo também reconheceu o aumento no fluxo de atendimentos pediátricos e disse que isso ocorre em toda a rede hospitalar, seja ela pública ou privada. E justificou que o período que estamos no ano registra ocorrências de doenças respiratórias.  Na coletiva, foi ressaltado o uso da vacina, que se encontra em baixo índice de adesão em crianças e adolescentes.

Desde o ano passado, foram abertos mais de 30 leitos de UTI para o público infantil, segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, e segundo eles, atualmente conta com 106 leitos de UTI e 127 de enfermaria pediátricas, o que deve dobrar após medidas autorizadas pelo Governador Paulo Câmara.

Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook