Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Comércio varejista de Pernambuco recua pelo segundo mês seguido, aponta IBGE


Por: REDAÇÃO Portal

Vendas caíram 0,1% em junho, após queda de 0,9% em maio; setor de móveis e eletrodomésticos foi destaque positivo no período

13/08/2025
    Compartilhe:

Vendas caíram 0,1% em junho, após queda de 0,9% em maio; setor de móveis e eletrodomésticos foi destaque positivo no período

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O comércio varejista de Pernambuco registrou queda de 0,1% no volume de vendas entre maio e junho deste ano, mantendo o desempenho negativo pelo segundo mês consecutivo, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada nesta quarta-feira (13) pelo IBGE. No acumulado do primeiro semestre, o resultado ainda é positivo, com alta de 2,3%, e nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 3,6%. Em junho de 2024, o mesmo indicador havia mostrado avanço de 1,3%.

Entre as oito atividades analisadas, cinco apresentaram retração, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-18,7%), combustíveis e lubrificantes (-2,0%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,4%). Em contrapartida, o setor de móveis avançou 17,9% e o de eletrodomésticos, 10,8%, puxando parte dos resultados positivos do mês.

No varejo ampliado, que inclui veículos, motos, peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, a queda foi mais acentuada, de 1,8% em junho. O gerente nacional da pesquisa, Cristiano Santos, explicou que a atividade de veículos e motos, partes e peças, que caiu 6,4%, apresenta alta volatilidade, influenciada pela oferta de crédito, que segue em expansão apesar dos juros elevados.
 

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook